Eleita uma das dez melhores praias da América Latina, a do Peró, em Cabo Frio, é bem frequentada por moradores de Niterói, lembra o jornalista Paulo Roberto Araújo, que há anos escolheu o recanto para seu lazer. A escolha das melhores praias foi feita pela Proplayas, maior rede latino-americana de gestão e certificação de praias, presente em 17 países. O resultado foi anunciado no Dia Mundial dos Oceanos (08).
Além da praia do Peró, em Cabo Frio, e da carioca Prainha, no Rio de Janeiro, estão entre as dez melhores praias da América as de Nossa Senhora de Guadelupe e do Sargi, na Bahia. Foram escolhidas dentre uma lista de 50 avaliadas por uma rede de 300 especialistas em praias latino-americanas. A pré-avaliação foi feita por 25 membros da Rede Proplayas, que trabalharam durante meses para determinar quais são as melhores praias da América Latina.
O resultado foi divulgado no Canadá no Dia Mundial dos Oceanos (08). Das quatro escolhidas no Brasil, três têm a Bandeira Azul – certificado internacional de qualidade ambiental. Só a praia do Sargi não tem o selo.
A escolha feita pela Proplayas se baseia na qualidade da paisagem, infraestrutura, acessibilidade, qualidade da água e turismo sustentável. O trabalho de pesquisa foi coordenado pela pesquisadora brasileira Elaine Oliveira, que fez mestrado em Portugal e na Colômbia.
Para o pesquisador colombiano Camilo Botero, ex-coordenador da Rede Proplayas por nove anos, “esta será a primeira vez que turistas e gestores poderão saber quais são as melhores praias do continente, não só por suas belas paisagens, mas também pela sua qualidade, ambiente, segurança e proteção do ecossistema”.
– O objetivo deste ranking, que será divulgado anualmente no Dia Mundial dos Oceanos, é sensibilizar para a importância de ir a destinos que protegem as praias como ecossistemas, em vez de promover um turismo massificado e egocêntrico que está a destruir as melhores praias – explicou Botero.
Ex-coordenadora do projeto Bandeira Azul na Praia do Peró, a espanhola Paloma Arias destaca a importância da pesquisa para o meio ambiente e o turismo:
– Este ranking comprova o acerto dos municípios brasileiros que apostaram no selo Bandeira Azul. São praias ordenadas, com suas águas monitoradas cada 20 dias, com a supervisão da coordenação nacional do projeto Bandeira Azul. No caso do Peró, é resultado é resultado de trabalho da comunidade e da prefeitura. Eu já não estou como coordenadora local, mas fico feliz que o trabalho destes sete anos tenha um resultado assim – comemorou Paloma Arias.
Presidente do Conselho de Desenvolvimento do Turismo da Costa do Sol (Condetur), Marco Navega também festejou o resultado:
– Importantíssimo para o turismo sustentável não somente no Peró como também em outros municípios do Rio que já possuem ou estão em busca de praias certificadas com a Bandeira Azul.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…