Publicidade
Coluna do LAM

Eleições domingo que vem. Niterói exige e merece os melhores

Publicidade

A história do Ocidente deu um cavalo de pau, sofreu uma mudança radical nos últimos anos. Cansados de desculpas esfarrapadas e surfando na revolução da comunicação (com o protagonismo da internet), Europa, Estados Unidos e claro, o Brasil, e Niterói, decidiram usar o voto para fazer justiça, lutar contra a corrupção, contra a falta de ética, aumentar a oferta de empregos, melhorar a economia, manter a inflação controlada, melhorar saúde, educação, mobilidade, meio ambiente.

Domingo que vem teremos, a meu ver, a mais importante das eleições: para prefeito e vereadores. O nosso voto vai revelar para quem vamos entregar a nossa Niterói nos próximos quatro anos a partir de 1º. de janeiro.

Além do prefeito, vamos escolher os 21 vereadores que ocupam a Câmara Municipal. Para alegria dos espertos a eleição para vereador é subestimada, como se este parlamentar fosse um mero zero a esquerda. Soube de uma pesquisa que aponta que a maioria em Niterói ainda não tem um candidato a Câmara.

Bom lembrar que TUDO que um prefeito faz de bom para a cidade, os vereadores aprovaram. TUDO que o prefeito faz de pior também contou com o sinal verde da Câmara. Nada, ou pouco o prefeito pode fazer se os vereadores não derem o OK. Em outras palavras, se por um absurdo exemplo um prefeito mandar explodir a Pedra de Itapuca para construir um edifício no lugar, os vereadores deixaram, foram cúmplices.

São nove candidatos a prefeito cujas ideias, projetos, opiniões, tem ganhado amplo espaço na mídia profissional. Com o apoio da internet também não é difícil saber quem é quem. É  só dar um Google ou assistir aos debates que são transmitidos pelo Facebook, Instagram e outras redes. Do celular o eleitor tem acesso a biografia de todos.

Na eleição de 2016, 288.209 niteroienses foram votar. Votos brancos, nulos e abstenções tiraram segundo lugar no resultado final com 45,04%, um índice altíssimo. O que se espera é que, vendo exemplos do que acontece por aí (nem sempre bons exemplos) os niteroienses concordem que votar é fazer acontecer.

E não adianta reclamar depois porque eleição não tem Procon.

Luiz Antonio Mello

Jornalista, radialista e escritor, fundador da rádio Fluminense FM (A Maldita). Trabalhou na Rádio e no Jornal do Brasil, no Pasquim, Movimento, Estadão e O Fluminense, além das rádios Manchete e Band News. É consultor e produtor da Rádio Cult FM. Profissional eclético e autor de vários livros sobre a história do rádio e do rock and roll.

Recent Posts

Vídeo viral mostra jiboia passeando em praia de Niterói e assusta banhistas

Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…

2 horas ago

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

4 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

2 semanas ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 semanas ago
Publicidade