Os desembargadores niteroienses Ricardo Rodrigues Cardozo e Marcus Basílio foram eleitos nesta segunda-feira (12/12) para comandar o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro durante o biênio 2023/2024. Cardozo, atual corregedor-geral da Justiça, recebeu 99 votos. Basílio, atual 2º vice-presidente do TJRJ, foi escolhido para o cargo de corregedor-geral da Justiça com 116 votos.
Os dois eleitos têm o sangue do mundo jurídico nas veias. O novo presidente Ricardo Cardozo é filho do ex-desembargador Estenio Cantarino Cardoso, que honrou a magistratura e teve participação destacada na AMAERJ e AMARJ, sempre se preocupando na defesa e valorização dos juízes e desembargadores.
Já o novo corregedor Marcus Basílio é filho do respeitado e culto advogado Herval Basílio, inteligência rara, de cultura invejável e que deixou exemplos para os operadores do Direito. Marcus Basílio formou-se na Faculdade de Direito da UFF, tendo exercido por três anos a defensoria pública até em 1988 ingressar na magistratura. Em 2005 foi promovido a desembargador, sendo por muitos anos membro do Conselho da Magistratura, além de ter sido coordenador do curso de Direito Penal e professor Emérito da Escola da Magistratura.
O futuro presidente do TJRJ, desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, também se formou em Direito pela UFF, em 1979. Disse ainda que, por conhecer o Tribunal, está pronto para a assumir a presidência do TJ.
– Desde juiz, eu tive um objetivo na vida, que era galgar e chegar a este patamar. Não por vaidade, mas por missão. Aprendi a conhecer o Tribunal nos diversos cargos de administração que exerci – ressaltou, emocionado, o desembargador.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…