Publicidade
Notícias

Do tempo em que fake news era só fofoca na porta do Bar Municipal, em Niterói

Publicidade
O buona gente Pietro Polizo comemora seus 90 anos neste domingo

Ele é do tempo em que fake news era só fofoca na porta do Bar Municipal, ao lado da prefeitura de Niterói. Pietro Polizo completa neste domingo (29/05) 90 anos de idade e 72 como jornaleiro e grande distribuidor de jornais e revistas. Estes praticamente desapareceram das bancas, diante do domínio das chamadas redes sociais.

Desde que chegou em 1951 à ex-capital fluminense, vindo com 18 anos da Calábria, na Itália, Pietro tem distribuído a informação produzida pelo jornalismo profissional através de suas hoje 200 bancas, de Niterói à Região dos Lagos.

Aos 90 anos, que serão celebrados com missa às 10h desse domingo, na igreja São Judas, em Icaraí, Pietro Polizo lembra que começou vendendo jornais de casa em casa e nos pontos de bonde até conseguir se estabelecer com uma banca no Ponto Cem Réis, no Fonseca.

Quem pensa que era moleza, não sabe o que o baixinho e os outros jornaleiros enfrentavam. Tinham que atravessar de barca, tarde da noite, com tempo bom ou de chuva, para apanhar os exemplares nas oficinas de cada jornal no Rio de Janeiro.

Pietro diz que com a inauguração da Ponte Costa e Silva, o trabalho do jornaleiro ficou menos pesado. As empresas jornalísticas entregavam os exemplares nos pontos de distribuição em Niterói. Os jornais vinham de kombi ou caminhão, que também recolhiam o encalhe (jornais não vendidos) do dia anterior.

Pietro Polizo chegou a comandar mais de 200 bancas de jornais e revistas, sendo 45 em Niterói, algumas em São Gonçalo, outras mais em Itaboraí, Maricá e na Região dos Lagos até Búzios.

Lembra com tristeza de dois episódios que prejudicaram a categoria. Primeiro foi o lançamento de assinaturas domiciliares pelos jornais. Como já era esperado a venda nas bancas caíram.

Depois de tempos para cá, houve o crescimento espantoso de edições online, sem que houvesse uma tentativa das empresas jornalísticas para evitar a queda das vendas da edição impressa.

– Ocorreu uma queda vertiginosa. Antes, chegamos a vender 50 mil exemplares por dia. Agora o Globo, Extra e O Dia representam pouco mais de seis mil exemplares vendidos nas minhas 200 bancas – contabiliza Pietro.

Diz sentir até hoje o cheiro da tinta do jornal impregnado no nariz e na alma. Pietro Polizo, essa figura querida, simpática, tremendo buona gente como outros tantos italianos que dão ou deram a sua contribuição em diversas áreas na terra de Arariboia, merece todas as homenagens e aplausos. Feliz Aniversário!

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

2 dias ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 dias ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

5 dias ago

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

1 semana ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

2 semanas ago

Niterói relança ‘Vida Nova no Morro’, criado há 36 anos na gestão de Jorge Roberto

Jorge Roberto Silveira apresenta o Vida Nova no Morro na ONU, em 1997 O relançamento…

2 semanas ago
Publicidade