Continua a disputa por cargos entre os suplentes e os seis vereadores licenciados para assumir secretarias da Prefeitura de Niterói. A Câmara Municipal ainda está em recesso, devendo retomar as atividades na segunda quinzena deste mês. Até lá, as bancadas ainda deverão sofrer alterações. Isto porque Raphael Costa (PDT), um dos suplentes convocados, desistiu do mandato ao saber que somente poderia nomear dois assessores, enquanto Andrigo Carvalho, o titular da cadeira legislativa, manteria oito nomeados no gabinete do substituto. Andrigo licenciou-se do Legislativo para ser o secretário regional do Fonseca.
Depois de saber da desistência de Raphael da cadeira legislativa, o prefeito Rodrigo Neves, o nomeou como secretário regional de Icaraí. Essa pasta conta com dez cargos comissionados a serem preenchidos. Na Câmara, por sua vez, deverá assumir o segundo suplente do PDT, Jhonatan Anjos.
Outros impasses envolvem os suplentes Rafael Faustino (PV), que substituirá Leonardo Giordano, nomeado para a Secretaria de Cultura; Emanuel Rocha (União Brasil), que ocupará a vaga de José Antônio (Zaf), secretário do Idoso; Carlos Otávio (Casota – MDB), que substituirá Leandro Portugal, secretário de Meio Ambiente; Romério Duarte (Cidadania), que assumirá o lugar de Luiz Carlos Gallo, reconduzido à Secretaria de Esportes; e Maurício Gomes (Republicanos), que ocupará a vaga de Fabiano Gonçalves, novo secretário de Desenvolvimento Econômico.
Muitos eleitores se sentem traídos por terem votado em vereadores pensando que eles desempenhariam missões legislativas importantes, e não para que ocupassem cargos no Executivo. Entre as atribuições dos vereadores estão propor e votar leis, além de fiscalizar o Executivo para garantir a correta aplicação dos recursos públicos.
A situação se agrava com a declaração do presidente da Câmara, Milton Lopes – Cal. Ele afirma que é prática antiga o titular ceder apenas duas nomeações aos suplentes, mantendo os demais oito cargos no gabinete. Essa atitude é vista como desrespeitosa aos novos vereadores, já que devem ter todos os direitos e prerrogativas, incluindo o de nomear pessoas de sua confiança para o gabinete.
Os vereadores licenciados e agora secretários podem escolher seus comissionados de confiança para os cargos nas secretarias. No entanto, exigir a manutenção dos cargos no Legislativo e Executivo simultaneamente é considerado uma imoralidade gritante.
Essas situações são recorrentes em Niterói, onde o fundador Arariboia, de braços cruzados em frente à estação das barcas, observa tudo isso triste e decepcionado com os vereadores, sem poder fazer nada.
Papa Francisco durante visita à comunidade da Varginha, no Rio / Foto: Tânia Rego/Agência Brasil…
Gui Christ premiado em Londres pelo ensaio fotográfico "M'kumba / Divulgação Gui Christ, fotógrafo nascido em…
Na Avenida Maysa, o poste entre as ruas 64 e 65 está escorado há meses…
O prédio do Fórum do TRT em Niterói estará fechado para reforma da instalação elétrica…
A interinidade de Altineu ocorre em um momento de grande atenção política na Câmara Federal…
Operários da prefeitura removem Arariboia de seu tradicional pedestal em frente às barcas, em Niterói / Divulgação…