A direção do Huap acrescenta, no entanto, que somente fará o tratamento de moradores de Niterói ou de São Gonçalo. “Caso não seja, vai ser referendado para outro hospital da sua região, através de uma carta de encaminhamento”, acrescenta a nota do hospital.
Segundo Maria Fernanda Gavazzoni, dermatologista do Huap, o principal foco da campanha é em educação e esclarecimento. Serão distribuídos protetor solar e outros brindes para os participantes.
– O câncer de pele é curável quando descoberto logo. Mas ele também mata. Como moramos em um país tropical e as pessoas têm o hábito de se expor ao sol, é bom ter acesso à informação e a um médico especialista que as examine. No Antônio Pedro, nós temos o dermatoscópio, que permite encontrar alterações bem iniciais. Às vezes, a pessoa não se dá conta de que uma pinta mudou de cor ou uma mancha escondida nasceu. Por isso, o exame é tão importante – diz a dermatologista.
Segundo o Datasus, 119 pessoas com mais de 30 anos morreram de melanoma no Rio de Janeiro em 2015. De 2000 a 2015 foram 11.633 óbitos na mesma faixa etária, sendo 965 mortes entre homens e 668 entre mulheres. Os números mostram índices crescentes, principalmente por conta da excessiva exposição solar. Ainda não há estatísticas mais recentes.
Nova onda em Icaraí. Bistrôs e cafeterias favorecem o convívio social nas ruas do bairro Novos bistrôs e…
Árvore podre ameaça segurança na Rua Nelson de Oliveira e Silva, na Vila Progresso; prefeitura…
Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…
Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…
O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…
Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…