A direção do Huap acrescenta, no entanto, que somente fará o tratamento de moradores de Niterói ou de São Gonçalo. “Caso não seja, vai ser referendado para outro hospital da sua região, através de uma carta de encaminhamento”, acrescenta a nota do hospital.
Segundo Maria Fernanda Gavazzoni, dermatologista do Huap, o principal foco da campanha é em educação e esclarecimento. Serão distribuídos protetor solar e outros brindes para os participantes.
– O câncer de pele é curável quando descoberto logo. Mas ele também mata. Como moramos em um país tropical e as pessoas têm o hábito de se expor ao sol, é bom ter acesso à informação e a um médico especialista que as examine. No Antônio Pedro, nós temos o dermatoscópio, que permite encontrar alterações bem iniciais. Às vezes, a pessoa não se dá conta de que uma pinta mudou de cor ou uma mancha escondida nasceu. Por isso, o exame é tão importante – diz a dermatologista.
Segundo o Datasus, 119 pessoas com mais de 30 anos morreram de melanoma no Rio de Janeiro em 2015. De 2000 a 2015 foram 11.633 óbitos na mesma faixa etária, sendo 965 mortes entre homens e 668 entre mulheres. Os números mostram índices crescentes, principalmente por conta da excessiva exposição solar. Ainda não há estatísticas mais recentes.
Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…
O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…
Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…
A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…
Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…
Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…