Publicidade
Notícias

Desfile de motos barulhentas na orla de Niterói acorda moradores de madrugada

Publicidade

Dezenas de motos com escapamento aberto circularam na madrugada desta sexta-feira (26/11) pela orla de Niterói (veja o vídeo). No trajeto barulhento, entre São Gonçalo e a Região Oceânica, passando pelas praias da baía de Guanabara e atravessando o túnel Charitas-Cafubá, muita gente foi acordada por volta das duas da madrugada pelo “rolezinho” incômodo e ilegal. Com aceleradas propositais para fazer ainda mais barulho, o grupo seguiu sem repressão da polícia ou de agentes de trânsito da prefeitura de Niterói.

Aos moradores que não conseguiram blindar seus apartamentos contra o barulho restou postar centenas de reclamações nas redes sociais. A turma que faz o tal rolé se reunia todas as quintas-feiras. Agora passaram o desfile ensurdecedor para a madrugada seguinte para evitar os PMs do programa Segurança Presente. Estes patrulham as ruas da cidade até as 2h, quando então começa o vale tudo dos motoqueiros.

Somente depois de o Ministério Público estadual muito cobrar uma ação contra as motos barulhentas é que o prefeito Axel Grael sancionou lei proibindo “a emissão de ruídos sonoros provenientes de escapamento de veículos motociclísticos e automotores em geral”. A lei prevê multa de R$ 502,55, mas a fiscalização a cargo de agentes de trânsito não consegue reprimir o barulho.

Lei nesse mesmo sentido já havia sido vetada em dezembro de 2020 pelo ex-prefeito Rodrigo Neves. Ela havia sido proposta pelo vereador Leandro Portugal (PV), hoje secretário de Ambiente da prefeitura. Na última sessão de 2020, a Câmara de Vereadores manteve o veto por nove votos a sete.

Desde setembro do ano passado o MP entrou na Justiça com uma ação cobrando a fiscalização das motos barulhentas. Na mesma semana, numa ação midiática, agentes do programa Niterói Presente barraram um grupo de 60 motoqueiros na Estrada Fróes, em Icaraí. Não apreenderam nem multaram ninguém, mas escoltaram o grupo de volta à São Gonçalo, de onde teriam vindo fazer um rolezinho na Zona Sul de Niterói.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

4 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

5 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

6 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

2 semanas ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade