Publicidade
Notícias

Desfile de carnaval poderá ser no Caminho Niemeyer, em Niterói

Publicidade
Passarela do samba poderá ser levada para o Caminho Niemeyer

O desfile das escolas de samba em Niterói poderá mudar da Rua da Conceição para o Caminho Niemeyer, este ano. Depois de pedir à Prefeitura o adiamento do carnaval preocupados com a Covid, a Liga das Escolas (Lesnit) e a União das Escolas de Samba e Blocos (UESBN) sugeriram ao vice-prefeito Paulo Bagueira, ligado ao mundo momesco, a mudança do desfile para o aterro da Praia Grande. Acreditam que lá haverá mais condição de ser cobrado o passaporte vacinal dos sambistas e do público em geral.

A decisão ainda não foi tomada pela comissão de carnaval, que estuda os prós e os contras para autorizar a mudança. Ainda não ficou decidido, também, se o carnaval niteroiense será transferido para o feriadão de Tiradentes, em abril, como no Rio e São Paulo, ou para o mês de julho, como havia admitido o prefeito Axel Grael.

Com a trena nas mãos sambistas foram vistos fazendo medições no Caminho Niemeyer para ver se cabem as arquibancadas e uma pista ideal para uma exibição sem atropelos. Uma nova reunião, semana que vem, baterá o martelo sobre o lugar ideal.

Outro ponto sugerido, mas que depende das autoridades de saúde, é fazer o desfile na mesma semana do Rio. Só que em Niterói seriam realizados na quinta, sábado e domingo, para não coincidir com os desfiles na Sapucaí das escolas niteroienses Sossego, Cubango e Viradouro. Isto porque essas escolas têm componentes que desfilam também em Niterói. Além disso, algumas fantasias daquelas três são usadas em enredos de agremiações niteroienses.

Desfile de escolas de samba já foi no aterro

Não seria a primeira vez que a passarela do samba de Niterói ficaria no aterro da Praia Grande. Em 1981, o então prefeito Moreira Franco lá instalou arquibancadas e camarotes para o público assistir a disputa carnavalesca, que era vencida ora pela Acadêmicos do Cubango, ora pela Unidos do Viradouro. Em 1984, os desfiles voltaram para a Avenida Amaral Peixoto, no governo de Waldenir Bragança.

A diferença é que há 40 anos o sambódromo foi instalado na Rua Professor Plínio Leite (que vai do Mercado de Peixe ao Terminal João Goulart). Agora, ficaria dentro do Caminho Niemeyer, que margeia aquela rua cercado por telas aramadas, mas insuficientes para conter uma provável invasão de pessoas não autorizadas.

O espaço para a passarela do samba dentro do Caminho Niemeyer também seria curto. Ficaria na pista entre os prédios da Fundação Oscar Niemeyer e do Centro de Memória Roberto Silveira. Tem a terça parte dos 300 metros de extensão da Rua Professor Plínio Leite.

O pedido de troca do local dos desfiles foi feito à Comissão de Carnaval da prefeitura, esta semana. Deverão desfilar 10 escolas de samba e 21 blocos de enredo em Niterói. Algumas dessas agremiações são sediadas em São Gonçalo, mas há anos participam do carnaval niteroiense, como a Banda Batistão, Independentes do Boaçu e Unidos do Barro Vermelho.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Justiça paralisa construção de condomínio que contraria leis de Niterói

O condomínio It Camboinhas estava sendo construído com 18 unidades residenciais em oito blocos de…

21 horas ago

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

2 dias ago

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

3 dias ago

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

1 semana ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

1 semana ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

1 semana ago
Publicidade