Publicidade
Notícias

Depressão aumenta suicídios em Niterói

Publicidade

Cresce o número de suicídios em Niterói causados pelo estado de depressão que atinge cada vez mais pessoas, segundo aponta o psicanalista Lenilson Ferreira, que é responsável pelo Grupo de Apoio à Pessoa com Depressão (GAP), que se reúne na última quinta-feira de cada mês, às 19h, na Associação Médica Fluminense, em Icaraí, com entrada franca.

O último levantamento feito pelo Datasus, do Ministério da Saúde, em 2016, registra a média niteroiense de 3,44 suicídios para cada cem mil habitantes, enquanto a nacional é de 5,01. Mas esses números em Niterói podem ser maiores, porque, diz o psicanalista, “as famílias têm vergonha de tornar pública a morte de seus entes queridos”.

Além do GAP, em Niterói funciona um Núcleo do Centro de Valorização da Vida (CVV), que atende 24 horas pelo telefone 188. A ligação é gratuita, pode ser feita de celular e não identifica o número de quem está ligando. O CVV tem dois postos de atendimento: na Rua Coronel Gomes Machado 140, sobreloja, no Centro: e na Avenida Francelino Barcellos 333, quadra 158, lote 05, A, fundos, em Piratininga.

– A turbulência econômica que o Brasil tem registrado nos últimos é um dos principais fatores que têm contribuído para aumentar os casos de depressão e ansiedade no país, levando ao aumento de suicídios – diz Lenilson Ferreira sobre os casos de suicídio no Brasil, que “registrou o total alarmante de um suicídio a cada 46 minutos, em 2016, totalizando 11.433 casos com um crescimento de 2,3% em relação ao ano anterior”.

Familiares de pessoas que cometem suicídio também buscam apoio do GAP, que presta um serviço de assistência psicológica preventiva, visando evitar que pessoas no auge do desespero, cometam o suicídio.

O CVV, por sua vez, promove cursos para a formação de voluntários ao trabalho de apoio emocional e prevenção do suicídio, que presta por telefone aos interessados.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Bistrô charmoso combina elegância e sabor em uma loja de moda de Icaraí

Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…

2 dias ago

Enquanto o Rio fecha, Niterói recebe os cariocas de braços abertos

Ícone de Niterói, projetado por Niemeyer, o MAC valoriza ainda mais a vista do Rio / Foto: GFontes…

4 dias ago

Enquanto criminalidade cresce em Niterói as prisões em flagrante caem 27%

O programa Segurança Presente prioriza presença visual, mas falta ser complementado com inteligência policial /…

5 dias ago

Laços de Justiça e Cultura unem São Gonçalo e Niterói em homenagens

Erthal Rocha, Cláudio Brandão. Piero Cabral, Rujani Martins e Marco Lucchesi durante a dupla homenagem em São Gonçalo…

1 semana ago

Vereadores autorizam taxa de consumo em espaço público de Niterói

Mãe e filha se espremem na calçada estreita da Rua Capitão Zeferino, em Icaraí, ocupada…

2 semanas ago

Niterói ganha mais um desembargador no Tribunal de Justiça do RJ

Ex-presidente Manoel Alberto, o novo desembargador Márcio Quintes com a mãe e desembargadora Norma Suely,…

2 semanas ago
Publicidade