Publicidade
Notícias

De máscara, mas aglomerados, cabos eleitorais alardeiam seus candidatos

Publicidade

Com 708 postulantes ao cargo de vereador e nove ao de prefeito, Niterói já começa a ver nas ruas pessoas tremulando bandeiras e distribuindo santinhos. Nada de novo. Apenas as máscaras anticovid-19 mudam o cenário. A aglomeração de cabos eleitorais é igual. O eleitorado, por sua vez, se mantém indiferente às promessas

Segundo o TRE-RJ, 391.268 eleitores estão aptos a participar do pleito de 15 de novembro. Este ano o número de candidatos à Câmara Municipal cresceu 79%. Em 2016 foram 398 postulantes; este ano distribuídos em 30 partidos são 708 (dentre os quais estão 232 mulheres).

Sem coligação proporcional, a tendência este ano é a de que as siglas maiores consigam eleger dois vereadores. Por isso a grande troca de partido feita por atuais detentores de mandatos. Buscaram agremiações partidárias que, acreditam, lhes dará chance maior de reeleição.

Na movimenta Rua Moreira César, em Icaraí, cabos eleitorais ocupam praticamente todas as esquinas pedindo voto para candidatos apoiados pela máquina do governo municipal.

No Centro, a propaganda também é grande na Avenida Amaral Peixoto, mas o point da política há 25 anos, continua sendo o Bare e Restaurante Requinte, onde os candidatos fazem um pit stop para serem vistos e lembrados pelos eleitores.

Com a Covid-19, o restaurante teve que eliminar a mesa redonda, onde os políticos se sentavam para sentir o clímax da eleição e trocar ideia com formadores de opinião e ex- políticos que aparecem para o almoço, comer uma pizza ou tomar um cafezinho.

Com as restrições, a turma está chegando e o bate papo continua em pé ou no cafezinho do balcão.

Por enquanto, a figura principal – o eleitor – continua querendo distância do mundo político. Se os votantes não mudarem de opinião, a abstenção e o voto branco ou nulo poderão ser ainda maiores do que em eleições anteriores, quando chegaram a cerca de um terço do eleitorado.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

1 dia ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

2 dias ago

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

1 semana ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

1 semana ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

2 semanas ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

2 semanas ago
Publicidade