Publicidade
Notícias

Criminalista não poderá mais defender Rodrigo Neves em crimes de responsabilidade

Publicidade
Técio Lins e Silva defende Rodrigo Neves em processo sobre malversação de dinheiro público / Reprodução: site do TJRJ

O conhecido advogado Técio Lins e Silva não poderá mais assinar petições ou defender oralmente seu cliente Rodrigo Neves nos processos a que este responde no Tribunal de Justiça do Estado do Rio. Isto porque, a partir de janeiro, vai assumir o cargo de procurador geral de Niterói, segundo o prefeito eleito já anunciou na semana passada.

Nada impede, porém, que o escritório do famoso advogado continue a defender Rodrigo da acusação de crimes de responsabilidade dos prefeitos. Reeleito para um terceiro mandato, Neves continua respondendo a processos cabeludos, que correm em segredo de justiça e, ainda, ao que tramita na 1ª Vara Criminal de Niterói desde 2022.

Rodrigo é réu nessa ação de mais de 27 mil páginas, sobre crimes de responsabilidade e malversação de dinheiro público, quando foi prefeito de 2013 a 2020. Conforme denúncia dos MPs federal e estadual, Rodrigo teria pagado propina a conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para aprovarem licitações direcionadas a um consórcio de construtoras da Transoceânica e para contratação da agência de publicidade Prole.

Dedicação exclusiva

Técio ficará impedido de exercer a advocacia porque vai ocupar um cargo comissionado de chefia e dedicação exclusiva. Isto lhe impossibilita de exercer outra atividade. O estatuto da OAB também prevê o impedimento.

O cargo de procurador geral é bem remunerado. Seu ocupante além dos vencimentos do cargo (R$ 27.244,72), recebe também honorários de sucumbência sobre os pagamentos atrasados efetuados por devedores do município. O salário de novembro do atual procurador, Francisco Miguel Soares, foi mais de R$ 80 mil. Ele, a partir de janeiro, assumirá a subprocuradoria.

Os procuradores de carreira estavam contentes com a nomeação de Técio Lins e Silva. Esperavam ter uma convivência diária e permanente com o ilustre advogado, de uma tradicional família de juristas. No entanto, com a nomeação do atual procurador geral Francisco Miguel Soares como subprocurador geral, passaram a ficar com o pé atrás. Temem que o Dr. Técio não atravesse a ponte diariamente para exercer as funções do importante cargo bem remunerado.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Niterói cassa alvará de posto instalado em área nobre do Caminho Niemeyer

Posto está no canteiro central da Av. Visconde do Rio Branco, em área crítica para…

6 horas ago

Ex-prefeito de Niterói batalha para receber indenização de Daniel Silveira

Axel Grael cobra de Daniel Silveira, desde 2021, indenização por danos morais A disputa entre…

1 dia ago

Exposição revisita a história de Niterói através de suas igrejas católicas

A igrejinha de São Francisco é uma das construções religiosas mais antigas de Niterói /…

3 dias ago

Hospital de Niterói é destaque entre os melhores da América Latina

O CHN está instalado com suas unidades especializadas em área central de Niterói / Divulgação…

4 dias ago

Capoeira sem fronteiras: niteroiense leva a arte brasileira à Europa

Mestre Branco abraçado com o italiano Fábio Soldi, que veio a Niterói receber a Corda…

1 semana ago

Academia de Niterói pioneira em natação de bebês tem alunos até de 98 anos

Beto e seus alunos numa das quatro piscinas da Aquafish, primeira a dar aulas de…

1 semana ago
Publicidade