As aulas serão presenciais e online. Para isso, a secretaria já adquiriu uma nova plataforma de ensino à distância e está capacitando os docentes para a utilização dos equipamentos de internet. As escolas da rede particular estão autorizadas a reabrir a partir de segunda-feira (01/02), obrigando-se a cumprir protocolos de segurança sanitária.
Sobre o risco de disseminação da Covid-19 nas escolas, a criança teria “mais chance de desenvolver doenças graves provocadas pelo vírus da bronquiolite ou por pneumococos (bactérias que causam pneumonia), do que por coronavírus”, disse o secretário de Saúde, Rodrigo Oliveira. Ressaltou que “a gente nunca fechou escola por causa de pneumonia ou por causa de gripe”.
“Bronquiolite nunca foi pandemia”, questionou uma internauta a afirmativa de Oliveira feita na live do Plano de Retomada das Aulas. A transmissão foi realizada na manhã desta sexta-feira (29/01), no auditório da Fundação Municipal de Educação. Foi acompanhada pelo prefeito Axel Grael e vereadores da base governista, além de uns poucos professores e diretores de escolas.
Rodrigo Oliveira afirmou que as escolas serão monitoradas. Caso surja algum caso de contágio da Covid-19, com turmas reduzidas será fácil a secretaria de Saúde fazer o controle. As diretoras deverão recorrer às unidades de saúde referenciadas para cada escola e notificar casos suspeitos. A secretaria de Saúde irá avaliar, então, se fecha a escola ou apenas deixa a turma em quarentena.
Ao explicar como será a retomada das aulas em Niterói, o secretário de Educação, Vinícius Wu, disse que além de ser “necessário um esforço enorme de iniciativas governamentais”, é preciso “a mobilização da sociedade para evitar que a escola pública se torne uma fonte de reprodução de desigualdades no país”.
– Não queremos uma geração Covid, mal formada e que fora da escola estaria condenada a ocupar o subemprego e agudizar as condições econômicas, sociais e raciais no Brasil. As maiores vítimas serão os mais pobres, os que mais precisam da escola pública – disse Vinícius Wu.
A escolas municipais, segundo o secretário de Educação, vão funcionar com o que chamou de ensino híbrido. Serão aulas presenciais e online. A finalidade é reduzir a presença de alunos em sala de aula. As escolas deverão seguir medidas sanitárias e de higiene. “Não vamos colocar em risco a saúde de nossos professores e profissionais de educação, essa discussão não existe”, ponderou Wu.
Segurança e privacidade a dois quilômetros do Centro de Niterói, um privilégio de quem mora…
Carnês do IPTU/2026 de Niterói vão ser distribuídos pela internet aos contribuintes / Ilustração: Betovens…
Erthal ao lado do ex-presidente da ABL e atual presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi,…
Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…
Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…
Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…