Publicidade
Notícias

Covid: testes positivos aumentam 40% e São Gonçalo decreta novas restrições

Publicidade

Com o aumento de casos positivos confirmados em 40% dos testes de Covid-19 aplicados na população pela Secretaria de Saúde de São Gonçalo (foto), o prefeito José Luiz Nanci decretou hoje uma série de medidas restritivas de circulação de pessoas no município. O decreto 342/2020 mantém a situação de emergência criada pela pandemia. Volta a proibir a realização de eventos e de atividade com presença de público em igrejas, academias de ginástica, casas noturnas e boates. A medida vigora até 27/11, dois dias antes da eleição do segundo turno, mas segundo o gabinete do prefeito, poderá ser prorrogada. O comércio fica aberto, porém obedecendo restrições impostas pelo novo decreto.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de São Gonçalo, Glaucia de Oliveira Pinheiro, diz que a rede municipal de hospitais está com 80% de sua capacidade ocupada. Para fazer frente ao recrudescimento da pandemia no município, a prefeitura está instalando mais leitos no Hospital de Retaguarda (inaugurado no Centro, em julho, com 50 leitos e oito de UTI); no Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, conhecido como Hospital das Freiras, referência no tratamento a pessoas com sintomas do Covid-19 na região do Alcântara; e no Hospital Menino Deus, no Centro.

O que abre e o que fecha em São Gonçalo

Para os comerciantes, as restrições de funcionamento voltam a entrar em vigor como durante o primeiro pico da doença. Os horários sofrerão mudanças e, dependendo do estabelecimento, só será permitido o atendimento com hora marcada. No caso do setor alimentício, funcionará o sistema de ‘take away’, ou seja, o próprio cliente deverá retirar o seu pedido e levar para casa. Os bares, restaurantes e estabelecimentos semelhantes podem atuar com a normalidade de entrega e retirada de alimentos no próprio estabelecimento.

Shopping centers, centros comerciais e galerias podem funcionar, exclusivamente, das 12 horas às 20 horas. Já as lojas de conveniência não poderão ter aglomeração de pessoas. Em bancos e lotéricas o acesso deverá ser controlado para evitar ajuntamento. Farmácias e drogarias, hipermercados, supermercados, mercados e centros de abastecimento de alimentos, padarias, pet shops, óticas, postos de combustível, chaveiros, barbearias e salões de beleza deverão funcionar com 2/3 de sua capacidade.

A exceção é para os serviços de saúde como clínicas médicas, odontológicas, oftalmológicas, de vacinação e de fisioterapia, laboratórios de exames clínicos e de imagem que poderão continuar funcionando normalmente. Em caso de descumprimento do decreto, os infratores poderão ser presos por crime de desobediência e encaminhados à autoridade policial.

As empresas de ônibus devem manter funcionando todas as linhas municipais, mas sem transportarem passageiros em pé. O veículo deverá circular com janelas abertas para plena circulação de ar.

Os velórios que não forem de vítimas do Covid-19 devem ser realizados obrigatoriamente entre às 7h e 16h. O tempo da cerimônia de despedida deverá ser limitado a uma hora de duração, com a limitação de dez pessoas na capela, usando máscaras de proteção.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

6 horas ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade