Publicidade
Notícias

Condomínio de Icaraí testa a Covid-19 em funcionários; três estão positivos

Publicidade

O Condomínio Pedra de Itapuca (à esquerda) testa Covid-19 em funcionários

Enquanto a Prefeitura de Niterói vem prometendo desde março a testagem em massa da população para o Covid-19, o Condomínio Pedra de Itapuca, na Praia de Icaraí 21, já está aplicando o teste feito por um laboratório particular.

Três dos 12 funcionários apresentaram resultado positivo e foram imediatamente afastados e encaminhados a tratamento. Um quarto empregado teve resultado inconclusivo e vai refazer o teste, mas também foi afastado.

O condomínio tem 45 apartamentos. Cada exame de coronavírus custa R$ 160,00. O laboratório disponibilizou um enfermeiro, que receberá R$ 300,00, para aplicar os testes num espaço reservado no edifício. O condomínio vai bancar as despesas com seus funcionários, e recomenda que todos os moradores também façam o exame, assim como suas empregadas domésticas.

O exame de coronavírus do laboratório Hilab detecta dois tipos de anticorpos, o IgM e o IgG. Os anticorpos IgM indicam infecção na fase ativa, pois eles são os primeiros a aparecer quando vírus ou bactérias nocivas atacam o corpo humano. Já os anticorpos IgG, também são uma resposta a vírus e bactérias, porém atuam na fase mais tardia da infecção.

O condomínio ainda discute se deverá bancar a despesa do teste em familiares que convivam com seus funcionários. Ainda não há um consenso entre os condôminos, assim como nem todos pretendem fazer o exame.

Prefeitura promete testagem desde março

Em 29 de março, quando Niterói registrava apenas 42 casos do Covid-19, o prefeito Rodrigo Neves anunciava que a prefeitura receberia mais de 40 mil testes, e que seria “o primeiro município brasileiro a fazer a testagem massiva na rede pública”.

Em 17 de abril, a Fundação Municipal de Saúde (FMS)  lançou a testagem rápida para covid-19. O anúncio, então, era o de que 50 mil testes seriam disponibilizados para profissionais da saúde e pacientes com sintomas leves da doença. E prometia para os meses seguintes testar até uma pessoa para cada dez habitantes de Niterói.

Na quinta-feira (28/05), quando Niterói ultrapassou a marca de 102 mortes pelo Covid-19, 1.905 casos confirmados, 1.156 recuperados e 552 em isolamento domiciliar e 95 hospitalizados, a prefeitura fez uma nova promessa. Anunciou para a semana que vem a testagem rápida em sistema drive thru em dois pontos da cidade: no Skate Park, em São Francisco e na saída do Túnel no Cafubá.

Mas somente poderão fazer esse teste rápido quem se inscrever no aplicativo Dados do Bem. O interessado deverá responder a um questionário de autoatendimento na plataforma digital. Quando receber uma mensagem que informa se ele tem indicação para realizar a testagem naquele momento, poderá se dirigir a um dos dois postos drive thru. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) e a carteira de identidade. O resultado será depois enviado ao usuário por meio do aplicativo.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

José Tobias solta seu vozeirão afinado neste sábado em Maricá

José Tobias é hoje o cantor com mais tempo de palco no país É imperdível…

13 horas ago

Administração Regional fechada à espera de conchavos políticos em Niterói

Administração Regional permanece fechada à espera de novo acordo político do grupo que está há…

13 horas ago

Sai o marido, entra a esposa na presidência do Caminho Niemeyer, em Niterói

Fernando sai candidato a vereador, mas deixa a esposa Marcelly em seu lugar como presidente…

14 horas ago

Justiça paralisa construção de condomínio que contraria leis de Niterói

O condomínio It Camboinhas estava sendo construído com 18 unidades residenciais em oito blocos de…

2 dias ago

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

3 dias ago

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

4 dias ago
Publicidade