Comte Bittencourt, novo secretário de Governo de Niterói, e o prefeito em exercício, Paulo Bagueira
Comte Bittencourt vai ser o Secretário de Governo de Niterói, no lugar de Bira Marques. A posse está marcada para depois do carnaval e a nomeação deve sair até sábado no Diário Oficial. O prefeito em exercício, Paulo Bagueira, vinha há um mês insistindo para que o ex-deputado aceitasse participar da administração municipal, considerando sua capacidade como articulador político que já exerceu mandatos de vereador do município, ex-secretário de Educação e foi vice-prefeito de gestões anteriores.
Pelo jeito, Bagueira resolveu também botar o bloco na rua diante da possibilidade já aventada por advogados de Rodrigo Neves, segundo a qual o prefeito eleito será liberado da prisão preventiva que cumpre em Bangu 8, mas permanecerá afastado do cargo até o fim do mandato.
Como presidente da Câmara de Vereadores, Bagueira assumiu a prefeitura interinamente em dezembro, com o afastamento e a prisão preventiva de Rodrigo Neves. Desde então, o prefeito interino vinha se mantendo discretamente no cargo, evitando entrevistas e movimentos fora da rotina administrativa. Mas agora, diante da possibilidade de Rodrigo não resolver tão cedo sua pendência com a Justiça, depois de estar sendo investigado pelo Ministério Público pelo suposto recebimento de R$ 10,9 milhões em propinas de empresas de ônibus, Bagueira resolveu tocar a prefeitura a seu jeito.
Comte Bittencourt poderia ser hoje o prefeito em exercício de Niterói, se não tivesse renunciado em 2017 ao cargo de vice-prefeito, para o qual foi eleito em 2016 quando ainda era deputado estadual. Nessa ocasião ele foi chamado para o lugar de Axel Grael, que era candidato a vice na chapa de Rodrigo. Às vésperas da eleição municipal, a juíza eleitoral Daniela Ferro indeferiu o registro da chapa do Partido Verde porque Grael tinha o nome na lista de gestores irregulares no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Comte é presidente do diretório fluminense do PPS, tem 61 anos e já foi vice-prefeito do petista Godofredo Pinto, de 2005 a 2008. Professor e ex-diretor do Colégio Plínio Leite, ele já foi secretário de Educação de Niterói do governo de Jorge Roberto Silveira; e vereador por três mandatos, tendo presidido a Câmara Municipal no último deles.
Bira Marques é suplente de vereador em Niterói, em 2017 ele trocou o PT pelo PSB e desde agosto de 2018 era o secretário de Governo, numa reforma do secretariado feita por Rodrigo Neves para abrir vagas para outros suplentes assumirem mandatos na Câmara.
Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…
Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…
A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…
Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…
Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…
Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…