Comte Bittencourt, novo secretário de Governo de Niterói, e o prefeito em exercício, Paulo Bagueira
Comte Bittencourt vai ser o Secretário de Governo de Niterói, no lugar de Bira Marques. A posse está marcada para depois do carnaval e a nomeação deve sair até sábado no Diário Oficial. O prefeito em exercício, Paulo Bagueira, vinha há um mês insistindo para que o ex-deputado aceitasse participar da administração municipal, considerando sua capacidade como articulador político que já exerceu mandatos de vereador do município, ex-secretário de Educação e foi vice-prefeito de gestões anteriores.
Pelo jeito, Bagueira resolveu também botar o bloco na rua diante da possibilidade já aventada por advogados de Rodrigo Neves, segundo a qual o prefeito eleito será liberado da prisão preventiva que cumpre em Bangu 8, mas permanecerá afastado do cargo até o fim do mandato.
Como presidente da Câmara de Vereadores, Bagueira assumiu a prefeitura interinamente em dezembro, com o afastamento e a prisão preventiva de Rodrigo Neves. Desde então, o prefeito interino vinha se mantendo discretamente no cargo, evitando entrevistas e movimentos fora da rotina administrativa. Mas agora, diante da possibilidade de Rodrigo não resolver tão cedo sua pendência com a Justiça, depois de estar sendo investigado pelo Ministério Público pelo suposto recebimento de R$ 10,9 milhões em propinas de empresas de ônibus, Bagueira resolveu tocar a prefeitura a seu jeito.
Comte Bittencourt poderia ser hoje o prefeito em exercício de Niterói, se não tivesse renunciado em 2017 ao cargo de vice-prefeito, para o qual foi eleito em 2016 quando ainda era deputado estadual. Nessa ocasião ele foi chamado para o lugar de Axel Grael, que era candidato a vice na chapa de Rodrigo. Às vésperas da eleição municipal, a juíza eleitoral Daniela Ferro indeferiu o registro da chapa do Partido Verde porque Grael tinha o nome na lista de gestores irregulares no Tribunal de Contas do Estado (TCE).
Comte é presidente do diretório fluminense do PPS, tem 61 anos e já foi vice-prefeito do petista Godofredo Pinto, de 2005 a 2008. Professor e ex-diretor do Colégio Plínio Leite, ele já foi secretário de Educação de Niterói do governo de Jorge Roberto Silveira; e vereador por três mandatos, tendo presidido a Câmara Municipal no último deles.
Bira Marques é suplente de vereador em Niterói, em 2017 ele trocou o PT pelo PSB e desde agosto de 2018 era o secretário de Governo, numa reforma do secretariado feita por Rodrigo Neves para abrir vagas para outros suplentes assumirem mandatos na Câmara.
José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…
A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…
Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…
Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…
Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…
Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…