Publicidade
Notícias

Comissionados de Niterói começam a definir apoio a Grael ou a Rodrigo

Publicidade
Comissionados estão de olho na caneta de Grael e na provável candidatura de Rodrigo Neves a prefeito

Com a confirmação do prefeito Axel Grael de que é candidato à reeleição em entrevista ao jornal “A Tribuna”, de Niterói, e pela movimentação de Rodrigo Neves junto aos seus correligionários para tentar voltar à Prefeitura nas eleições de 2024, o assunto começa a assustar os ocupantes de cargos de chefia. Os comissionados nomeados para cada uma das mais de 60 secretarias, empresas públicas e autarquias niteroienses vão ter que optar por uma das candidaturas muito antes do previsto pelos analistas políticos.

Como os dois são do PDT, caberá ao presidente nacional da legenda, Carlos Lupi, que assumiu o Ministério da Previdência, decidir pela reeleição de Axel ou pelo apoio a Rodrigo na tentativa de ele voltar ao comando da ex-capital fluminense.

Grael é oriundo do PV e pode retornar ao partido ambientalista. Já o ex-prefeito, com enormes raízes petistas, já está tentando voltar ao partido de Lula. Os maiores preocupados são os ocupantes do primeiro escalão que passaram oito anos com Rodrigo e que continuaram com Axel. Vão ter que fazer a escolha antecipada agora.

Na Câmara Municipal a disputa entre Grael e Rodrigo também preocupa vereadores da base de sustentação. Todos têm sob suas indicações cargos nas Administrações Regionais e em autarquias e empresas municipais que consomem nacos generosos do orçamento do município, que será de R$ 5,7 bilhões em 2023.

O burburinho é tão grande que funcionários já observaram a movimentação dos dois pré-candidatos. Seis secretários ligados a Rodrigo começaram a fazer reuniões reservadas buscando fortalecer o grupo. Axel já percebeu que tem de reformar o secretariado e colocar gente dele nos postos chave, e não continuar administrando com a equipe de Rodrigo, quem certamente ele vai enfrentar no próximo pleito.

Um dos estremecimentos ocorridos após a fracassada candidatura de Rodrigo Neves ao governo fluminense, é que Axel quer trocar logo os secretários de Saúde e Educação, indicações de Chico D’Ângelo e de Waldeck Carneiro, mas Rodrigo quer que permaneçam nos cargos. Rodrigo Neves está esperando ser chamado para um cargo do Governo Lula e Axel quer se livrar da pressão e da sombra do ex-prefeito.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

21 horas ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

3 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

4 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade