Publicidade
Notícias

Começa a disputa à prefeitura de Niterói

Publicidade


Quem será o sucessor de Rodrigo Neves na prefeitura de Niterói? Quem terá até 2020 mais cacife para substituir o prefeito ex-petista e ex-verde hoje no PDT? Com um capital de 204.048 votos, o vereador Carlos Jordy eleito para a Câmara Federal pelo PSL, espera ser ungido pelo futuro presidente da República, Jair Bolsonaro, mas muito provavelmente terá que enfrentar dois fortes candidatos à prefeitura: o reeleito deputado estadual Waldeck Carneiro e Comte Bittencourt, que formou chapa com Eduardo Paes ao governo fluminense.

Se Jair Bolsonaro apresentar um bom desempenho no seu primeiro ano e meio de governo, Jordy será um nome forte em Niterói, em que pese na sua eleição para deputado federal ter obtido na cidade 11,67% dos votos, ou seja apenas 31.435 eleitores niteroienses o sufragaram nas urnas em 7 de outubro. Se Bolsonaro executar medidas que desagradem o eleitorado, aí então será mais difícil para o pesselista lograr êxito nessa candidatura.

Já no caso de Comte Bittencourt (PPS) e Waldeck Carneiro (PT), ambos da lista de apoiados e apoiadores de Rodrigo Neves, o passado petista que hoje o prefeito procura esconder poderá pesar bastante na balança em que ainda deverá entrar o peso político do ex-juiz Wilson Witzel, eleito governador do Estado do Rio.

Witzel perdeu no segundo turno em Niterói para Eduardo Paes (129 mil votos x 135 mil do ex-prefeito carioca). O vereador Bruno Lessa, que fez campanha ativamente pela eleição do ex-juiz, pretende disputar a prefeitura, mantendo-se na oposição a Rodrigo Neves. Lessa vai deixar o PSDB, mas vai continuar até 2020 na Câmara de Vereadores porque com 22 mil votos não conseguiu uma vaga na Assembleia Legislativa.

Como em “política nada acontece por acaso”, segundo Franklin Roosevelt, presidente dos Estados Unidos por quatro mandatos, que enfrentou a Grande Recessão e a Segunda Guerra Mundial, vale lembrar um outro axioma dele: “Um radical é um homem com os pés firmemente plantados no ar”.

Vamos ver no que vai dar o futuro de nossa Niterói, do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

1 hora ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade