Publicidade
Categories: Notícias

Colégio diz para gripados ficarem em casa

Publicidade

Com a confirmação de um caso de gripe H1N1 e suspeita de outro entre seus alunos, a direção do Colégio Miraflores, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, emitiu hoje um boletim recomendando aos professores, pais e responsáveis que “o aluno que estiver apresentando sintomas como febre, coriza, catarro, tosse, dor no corpo não venha para a escola até ser liberado por meio de atestado médico”.

A direção do Miraflores afirma já haver tomado “algumas providências, como, manter as salas de aula abertas”, e diz que está orientando os alunos da creche ao ensino médio quanto a importância da “higiene das mãos”.

Para o médico Waldenir Bragança, membro do Conselho de Higiene e Saúde Pública, “diante da possibilidade de um surto epidêmico em Niterói partindo desta escola, torna-se imprescindível a vacinação de todos os alunos do colégio”. Para isso, acrescenta que a Secretária de Saúde deverá providenciar um estudo epidemiológico para que a doença não se alastre.

Só que em Niterói, desde o início da campanha de vacinação contra a gripe, nem todos os postos de saúde têm doses da vacina para atender a demanda. São frequentes as queixas de pessoas que procuraram os pontos de vacinação e ficaram sem a vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, que confirma já ter entregue todas as doses destinadas ao público alvo previsto de 146.800 pessoas em Niterói, este grupo é formado por gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos e profissionais de saúde.

Sem vacina nos postos públicos, os pais de alunos vão ter que procurar clínicas de vacinação particulares. A Secretaria de Saúde de Niterói, ao tomar conhecimento por esta Coluna sobre o que está acontecendo no Miraflores, disse que a campanha de vacinação somente abrange crianças dos seis meses de idade até cinco anos e que a vacina só começa a fazer efeito quinze dias depois de aplicada. As crianças com suspeita de estar com a doença ou as gripadas não devem frequentar as aulas. As que forem devem observar medidas profiláticas, como limpar sempre as mãos, de preferência com álcool e ficar preferencialmente em lugares arejados.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

1 dia ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

3 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

4 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade