Publicidade
Categories: Notícias

Colégio diz para gripados ficarem em casa

Publicidade

Com a confirmação de um caso de gripe H1N1 e suspeita de outro entre seus alunos, a direção do Colégio Miraflores, em Icaraí, Zona Sul de Niterói, emitiu hoje um boletim recomendando aos professores, pais e responsáveis que “o aluno que estiver apresentando sintomas como febre, coriza, catarro, tosse, dor no corpo não venha para a escola até ser liberado por meio de atestado médico”.

A direção do Miraflores afirma já haver tomado “algumas providências, como, manter as salas de aula abertas”, e diz que está orientando os alunos da creche ao ensino médio quanto a importância da “higiene das mãos”.

Para o médico Waldenir Bragança, membro do Conselho de Higiene e Saúde Pública, “diante da possibilidade de um surto epidêmico em Niterói partindo desta escola, torna-se imprescindível a vacinação de todos os alunos do colégio”. Para isso, acrescenta que a Secretária de Saúde deverá providenciar um estudo epidemiológico para que a doença não se alastre.

Só que em Niterói, desde o início da campanha de vacinação contra a gripe, nem todos os postos de saúde têm doses da vacina para atender a demanda. São frequentes as queixas de pessoas que procuraram os pontos de vacinação e ficaram sem a vacina.

Segundo o Ministério da Saúde, que confirma já ter entregue todas as doses destinadas ao público alvo previsto de 146.800 pessoas em Niterói, este grupo é formado por gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, crianças de 6 meses a 5 anos incompletos, pessoas com mais de 60 anos, doentes crônicos e profissionais de saúde.

Sem vacina nos postos públicos, os pais de alunos vão ter que procurar clínicas de vacinação particulares. A Secretaria de Saúde de Niterói, ao tomar conhecimento por esta Coluna sobre o que está acontecendo no Miraflores, disse que a campanha de vacinação somente abrange crianças dos seis meses de idade até cinco anos e que a vacina só começa a fazer efeito quinze dias depois de aplicada. As crianças com suspeita de estar com a doença ou as gripadas não devem frequentar as aulas. As que forem devem observar medidas profiláticas, como limpar sempre as mãos, de preferência com álcool e ficar preferencialmente em lugares arejados.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Erthal Rocha eleito Intelectual do Ano por sua trajetória na Justiça e na Cultura

Erthal ao lado do ex-presidente da ABL e atual presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi,…

5 dias ago

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

2 semanas ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

2 semanas ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

3 semanas ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

3 semanas ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

3 semanas ago
Publicidade