Publicidade
Notícias

Colégio de ensino médio encerra atividade em Icaraí, forçado pela crise

Publicidade

Dois professores que dedicaram a vida toda à sala de aula, viram seu sonho virar pó de giz.  O Colégio Argumento, criado há 31 anos em Icaraí pelos mestres Antonio Jorge e Tereza Perez, fechou as portas atingido pela crise que afeta a classe média.

O amor ao magistério é tão grande, que a dupla de professores – ele de Matemática e ela de Português – está pensando o que fazer, depois de acertar todas contas, para continuar a vida na sala de aula.

O Argumento, colégio de ensino médio instalado na Rua Moreira César 362, levou dezenas de jovens a brilhar no vestibular dos mais diversos cursos e faculdades. Mas os proprietários não conseguiram levar o projeto educacional a frente, diante de uma inadimplência que soma a R$ 400 mil, contabiliza nos últimos cinco anos.

Somado a isso, o custo elevado de Icaraí, principalmente as despesas com aluguel, luz, água, encargos sociais e a concorrência de grandes grupos escolares que abriram na região, fez com que em 2020 o Argumento só tivesse 20 alunos matriculados.

Lei do calote esvaziou colégio

Em dezembro, a lei 9.870, chamada de “Lei do Calote” pelos donos de colégios, completou vinte anos. Ela regula a cobrança das mensalidades de colégios privados de educação básica. Um de seus artigos proíbe “a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento”.

Assim, o responsável pelo aluno que deixa de pagar as mensalidades em um colégio, pode pedir a transferência para outro colégio deixando a dívida para trás.

A escola não pode se recusar a entregar documentos, como histórico escolar, para que os estudantes se matriculem no ano seguinte em outra unidade.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

4 dias ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

5 dias ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

6 dias ago

Tapume do Cine Icaraí cai de novo revelando descaso da dupla Grael/Rodrigo

Tapume no chão revela falta de cuidado com a coisa pública pela prefeitura de Niterói…

2 semanas ago

Remédio mais caro do mundo é aplicado pela primeira vez em Niterói

Alice, família e equipe multidisciplinar do CHN comemoram a infusão do medicamento Alice, uma bebê de 7…

2 semanas ago

Vistoria pode voltar aos postos do Detran por decisão do STF

Filas podem voltar aos postos de vistoria do Detran, como acontecia antes da pandemia em…

2 semanas ago
Publicidade