Publicidade
Notícias

Colégio de ensino médio encerra atividade em Icaraí, forçado pela crise

Publicidade

Dois professores que dedicaram a vida toda à sala de aula, viram seu sonho virar pó de giz.  O Colégio Argumento, criado há 31 anos em Icaraí pelos mestres Antonio Jorge e Tereza Perez, fechou as portas atingido pela crise que afeta a classe média.

O amor ao magistério é tão grande, que a dupla de professores – ele de Matemática e ela de Português – está pensando o que fazer, depois de acertar todas contas, para continuar a vida na sala de aula.

O Argumento, colégio de ensino médio instalado na Rua Moreira César 362, levou dezenas de jovens a brilhar no vestibular dos mais diversos cursos e faculdades. Mas os proprietários não conseguiram levar o projeto educacional a frente, diante de uma inadimplência que soma a R$ 400 mil, contabiliza nos últimos cinco anos.

Somado a isso, o custo elevado de Icaraí, principalmente as despesas com aluguel, luz, água, encargos sociais e a concorrência de grandes grupos escolares que abriram na região, fez com que em 2020 o Argumento só tivesse 20 alunos matriculados.

Lei do calote esvaziou colégio

Em dezembro, a lei 9.870, chamada de “Lei do Calote” pelos donos de colégios, completou vinte anos. Ela regula a cobrança das mensalidades de colégios privados de educação básica. Um de seus artigos proíbe “a suspensão de provas escolares, a retenção de documentos escolares ou a aplicação de quaisquer outras penalidades pedagógicas por motivo de inadimplemento”.

Assim, o responsável pelo aluno que deixa de pagar as mensalidades em um colégio, pode pedir a transferência para outro colégio deixando a dívida para trás.

A escola não pode se recusar a entregar documentos, como histórico escolar, para que os estudantes se matriculem no ano seguinte em outra unidade.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

1 dia ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

1 dia ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

1 semana ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

1 semana ago

Gérson Nunes – eterno Canhotinha de Ouro – completa 85 anos bem vividos

Gérson Nunes: Craque, líder e inspiração para gerações por seus passes perfeitos e seu caráter…

2 semanas ago

Beneficiários da Ferj passam a ser atendidos pela Unimed Leste a partir de hoje

Beneficiários da Unimed Ferj precisam trocar suas carteiras pelas da Unimed local / Divulgação A…

2 semanas ago
Publicidade