Publicidade
Notícias

Cocorocas valem troféu em Charitas

Publicidade

Pescadores amadores vão procurar fisgar o maior número de carapicus e cocorocas neste domingo (01/07), a partir das 8h, na praia de Charitas, Zona Sul de Niterói. Serão 114 competidores nas categorias masculino, feminino, sênior e juvenil disputando o Campeonato Estadual de Pesca 2018, organizado pela Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio (FEPELERJ). 

Na praia de Charitas, onde também foram realizadas as provas seletivas, o carapicu é um peixe muito comum.  

Durante a competição, serão fisgados apenas peixes liberados pelo Ibama, principalmente o carapicu, muito comum nas águas de Charitas. Os peixes fisgados serão doados a instituições de caridade.

Explica Roberto Herv, diretor de esportes do Pampo Clube de Saquarema, que o campeonato segue todas as normas do Ibama para a pesca amadora. O regulamento fica afixado na bancada dos competidores. Cada peixe fisgado vale dois pontos e cada cem gramas um ponto. Os competidos que somarem o maior número de pontos concorrem a vários prêmios. Peixes eventualmente fisgados fora das normas são imediatamente devolvidos ao mar

A praia de Charitas foi escolhida para a competição porque a água do mar está em boas condições de balneabilidade; o piso da areia é plano e compacto; o acesso é fácil; e o estacionamento pode ser feito na garagem subterrânea (tarifa de R$ 5,00).

— Charitas é uma praia abrigada, ótima para este tipo de competição. Além dos competidores selecionados, muitos que não passaram nas eliminatórias também vêm participar e torcer pelos amigos. A pesca é uma atividade que envolve milhares de pessoas no estado. O Pampo de Saquarema, por exemplo, está enviando um grupo feminino para uma competição no Chile – explicou Herv.

A competição conta com o apoio da comunidade de Charitas, que luta pela revitalização da orla. Bruno Carneiro, que venceu três estaduais e dois brasileiros de seleções em praias abrigadas (em Santa Catarina e no Espírito Santo) será um dos competidores. Carioca, ele acredita que mais de mil pessoas virão de várias partes do estado para acompanhar a competição de domingo:

— As condições do mar estão ótimas e a previsão do tempo indica uma grande competição.  No aquecimento, consegui fisgar sete carapicus em dez minutos. Todos foram devolvidos ao mar. Espero a mesma sorte no domingo – disse Bruno Carneiro.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

5 dias ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

1 semana ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

2 semanas ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

2 semanas ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

2 semanas ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

2 semanas ago
Publicidade