Publicidade
Notícias

Cocorocas valem troféu em Charitas

Publicidade

Pescadores amadores vão procurar fisgar o maior número de carapicus e cocorocas neste domingo (01/07), a partir das 8h, na praia de Charitas, Zona Sul de Niterói. Serão 114 competidores nas categorias masculino, feminino, sênior e juvenil disputando o Campeonato Estadual de Pesca 2018, organizado pela Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio (FEPELERJ). 

Na praia de Charitas, onde também foram realizadas as provas seletivas, o carapicu é um peixe muito comum.  

Durante a competição, serão fisgados apenas peixes liberados pelo Ibama, principalmente o carapicu, muito comum nas águas de Charitas. Os peixes fisgados serão doados a instituições de caridade.

Explica Roberto Herv, diretor de esportes do Pampo Clube de Saquarema, que o campeonato segue todas as normas do Ibama para a pesca amadora. O regulamento fica afixado na bancada dos competidores. Cada peixe fisgado vale dois pontos e cada cem gramas um ponto. Os competidos que somarem o maior número de pontos concorrem a vários prêmios. Peixes eventualmente fisgados fora das normas são imediatamente devolvidos ao mar

A praia de Charitas foi escolhida para a competição porque a água do mar está em boas condições de balneabilidade; o piso da areia é plano e compacto; o acesso é fácil; e o estacionamento pode ser feito na garagem subterrânea (tarifa de R$ 5,00).

— Charitas é uma praia abrigada, ótima para este tipo de competição. Além dos competidores selecionados, muitos que não passaram nas eliminatórias também vêm participar e torcer pelos amigos. A pesca é uma atividade que envolve milhares de pessoas no estado. O Pampo de Saquarema, por exemplo, está enviando um grupo feminino para uma competição no Chile – explicou Herv.

A competição conta com o apoio da comunidade de Charitas, que luta pela revitalização da orla. Bruno Carneiro, que venceu três estaduais e dois brasileiros de seleções em praias abrigadas (em Santa Catarina e no Espírito Santo) será um dos competidores. Carioca, ele acredita que mais de mil pessoas virão de várias partes do estado para acompanhar a competição de domingo:

— As condições do mar estão ótimas e a previsão do tempo indica uma grande competição.  No aquecimento, consegui fisgar sete carapicus em dez minutos. Todos foram devolvidos ao mar. Espero a mesma sorte no domingo – disse Bruno Carneiro.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

20 horas ago

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

6 dias ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

6 dias ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

2 semanas ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

2 semanas ago

Gérson Nunes – eterno Canhotinha de Ouro – completa 85 anos bem vividos

Gérson Nunes: Craque, líder e inspiração para gerações por seus passes perfeitos e seu caráter…

2 semanas ago
Publicidade