É tanta guloseima que fica difícil escolher. Vamos começar pelas cocadas: tem a puxa baianinha (servida em pote), branca mole, preta, mesclada e branca; e mais, doce de abóbora com coco, cuscuz de tapioca, pé de moleque, bolos de aipim, milho e o bolinho de estudante feito de tapioca e coco, na brasa; além do famoso lelê, com canjiquinha, bem úmido e com consistência granulosa, e queijada assada na casca do ovo.
A Cida, uma mulher porreta, que saiu de casa com 19 anos para trabalhar na Feira do Nordeste, em São Cristóvão, depois veio para Niterói abrir o restaurante Moendas, de pratos nordestinos, na Moreira César. Em 1984, instalou o primeiro tabuleiro no Campo de São Bento, de onde nunca mais saiu.
Ali foi o ponto de partida para alçar novos voos, atravessando a baia de Guanabara para montar barraca no Largo da Carioca, que funciona de segunda a sexta, no Centro do Rio.
Atendendo a pedidos, vai com seu tabuleiro para a Barra da Tijuca, na Praça do Ó, aos sábados e domingos. Com a liberação do prefeito Marcelo Crivella, reabre neste fim de semana.
Iracilda Diniz, seu nome de batismo, toca vários instrumentos. É consultora da TV Globo para assuntos do Nordeste, especialmente para a produção de novelas com temas baianos. Ela assina o cardápio, a roupa e até ensina o sotaque da terra de Caetano, Gil e Jorge Amado.
Fez curso de Aperfeiçoamento da Cozinha Brasileira, nos Senac do Rio e de Salvador. Mas diz que usa mesmo as receitas secretas da avó.
Ela leva a doçura baiana, no momento que as pessoas vivem o isolamento social para evitar a Covid-19. As encomendas podem ser feitas pelo celular (21) 99542-7569 ou pelo e-mail: Iracilda-diniz@bol.com.br
Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…
Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…
Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…
O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…
Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…
Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…