Segundo a ordem do diretor-executivo do Getulinho, “o último paciente entrará em sala cirúrgica às 15 horas; todos os pacientes da clínica cirúrgica deverão ter alta impreterivelmente até as 18h30m”. Ele justifica a medida “tendo em vista a alta taxa de ocupação em que se encontra o Hospital Getulinho, bem como a total impossibilidade de pernoite”.
Com a última entrada de paciente às 15h e o fechamento da sala cirúrgica às 17h, isto significa que o cirurgião terá somente 120 minutos para realizar o procedimento nesse horário.
— O diretor pode determinar o início e não o fim de uma cirurgia. Este caso grave é um assunto que precisa ser levado ao Cremerj (Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio) – diz Guilherme Eurico.
Ele conta que tanto ele, quando entrava para realizar uma operação, como também todos os outros colegas, “chegava na hora marcada, e nunca tinha preocupação com o horário do término, pois a maior atenção era dada ao doente”.
Com a experiência de haver preparado muitos residentes nos hospitais Orêncio de Freitas e Antonio Pedro, o médico ressalta que “apesar de a técnica operatória ser quase sempre a mesma, cada ao cirurgião tem seu tempo diferente, dependendo da habilidade de cada um e da complexidade da cirurgia”.
— Eu não tinha tempo, eram duas, quatro ou até dez horas dentro de um centro cirúrgico. Não se pode tratar barriga de doente como corrida de automóvel, onde ganha quem faz o menor tempo. Outro absurdo é limitar o fechamento da sala cirúrgica e querer determinar o tempo que o doente vai ficar na sala de recuperação – critica Guilherme Eurico.
O Centro Cirúrgico do Getulinho conta com três salas cirúrgicas, sala de anestesia, posto de enfermagem, quatro leitos de sala de recuperação pós-anestésicas (RPA), seis leitos de pós-operatório, sala administrativa e sala de estar da equipe. Já o Centro de Tratamento Intensivo (CTI) conta com dez leitos.
Segundo a prefeitura, foram investidos R$ 25 milhões para fazer funcionar a emergência infantil e permitir a realização de cirurgias pediátricas no hospital remodelado e ampliado, mas que agora tem tempo limite para funcionar até as 17h.
O campo da Fagundes Varela com seu gramado renovado, berço de grandes nomes do futebol…
Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…
Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…
Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…
Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…
O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…