Publicidade
Categories: NotíciasSaúde

Cientistas falam em Niterói sobre o zika

Publicidade

Institutos que pesquisam vacina contra o zika vírus debatem suas experiências

A ameaça do vírus zika e de doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegipty, que têm preocupado atletas estrangeiros e feito até alguns desistirem de participar das Olimpíadas do Rio, vai ser um dos principais temas de seminário organizado pela Associação Pestalozzi de Niterói e pelo Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência (ILTC), dia 28 de julho, no Teatro Popular Oscar Niemeyer, em Niterói, das 8h às 13h.

Estudiosos, pesquisadores e cientistas discutirão as questões que envolvam a presença de agentes infecciosos no país, especialmente no Estado do Rio de Janeiro. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. A inscrição pode ser feita pelo site <saudepublicarj.org.br>.

Diretores dos três principais institutos de pesquisa biomédica do país,  Edimilson Migowski , do Vital Brazil, sediado em Niterói;  Wilson Savino, da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro; e Jorge Kalil, do Butantan, de São Paulo, vão participar de mesa redonda sobre as ameaças à saúde pública no Estado do Rio, mediada pelo médico Luiz Antonio Santini, ex-diretor do Inca e da Faculdade de Medicina da UFF.

Segundo o professor José Raymundo Romeo, presidente da Pestalozzi, o seminário visa levar aos cidadãos as orientações de estudiosos, pesquisadores e cientistas “sobre todas as questões que envolvam a presença de agentes infecciosos em nosso País, muito especialmente do Aedes aegypti, sem descuido com o vírus da Influenza A (H1N1), ao mesmo tempo em que busca melhor informar a todos sobre as instâncias responsáveis pelo atendimento comunitário de saúde, também com destaque para o atendimento aos portadores de deficiências, muito especialmente aos que são atingidos pelo zika”.

O Ministério da Saúde divulgou, na quinta-feira (07), novos dados de microcefalia. Até 2 de julho, foram confirmados 1.656 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita em todo o país. Outros 3.130 casos suspeitos de microcefalia em todo o país permanecem em investigação pelo Ministério da Saúde e os estados.

Em relação aos óbitos, no mesmo período, foram registradas 334 mortes suspeitas de microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central após o parto ou durante a gestação (abortamento ou natimorto) no país. Isso representa 4% do total de casos notificados. Destes, 92 foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do sistema nervoso central. Outros 184 continuam em investigação e 58 foram descartados.

Em  1º de fevereiro, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou “Emergência de Saúde Pública Internacional”, pelas alarmantes proporções que o mosquito trazia para o mundo todo. Segundo o último levantamento da OMS, divulgado em maio, o Brasil registrava 1.271 casos de microcefalia atribuídos ao vírus zika.

Desde a reformulação do Regulamento Sanitário Internacional, em 2007, apenas três doenças receberam este status da OMS: H1N1, em 2009; poliomielite, em 2014; e, o último alerta, também em 2014, quando o surto do ebola se expandia em países da África.

Gilberto Fontes

Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.

Recent Posts

Juíza suspende sessões da Câmara de Niterói por ferirem processo democrático

Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…

10 horas ago

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

4 dias ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

7 dias ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

1 semana ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

1 semana ago

Tradição da Páscoa se mantém apesar dos preços nas alturas

Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…

1 semana ago
Publicidade