Bastou chover para o trânsito na praia de Charitas, em direção a São Francisco, ficar bloqueado por um alagamento na Avenida Silvio Picanço provocado pela construção de um estacionamento subterrâneo que prejudicou a drenagem da pista. Em maio, a NitTrans (órgão de trânsito da prefeitura de Niterói) fechou um retorno que permitia aos carros passarem para uma pista reversível, do lado da praia. Sem isso, o trânsito enfrentou maus momentos na manhã desta quinta-feira (14/07).
Os síndicos de Charitas bem que alertaram a NitTrans: o fechamento do retorno iria causar transtornos a Charitas e São Francisco. Não deu outra. A chuva era fraca, mas o alagamento que causou no trecho entre o restaurante Verdana e o cemitério foi suficiente para parar o trânsito. Muita gente botou o carro na rua também, e ficou complicado até para ambulâncias romperem o congestionamento (veja o vídeo).
A solução improvisada pelo órgão de trânsito foi desviar os carros pela Rua Armando Lopes, de onde seguiam por outras vias estreitas. Passavam pela Leonel Magalhães até subir pela contramão da Juiz Alberto Nader, fazer outra contramão na João Batista para pegar ainda em mão contrária a Madre Maria Vitória, para chegar na Praça Dom Orione, já em São Francisco. Dali, os motoristas seguiam pelas ruas Tamoios e Goytacazes até acessarem a Avenida Quintino Bocaiúva e o túnel Raul Veiga em direção a Icaraí.
O retorno que ajudaria a desafogar o trânsito quando ocorresse novo alagamento foi fechado no dia 31 de maio. Era o principal acesso da pista de subida para os condomínios da praia e das ruas internas de Charitas. Mas foi fechado, segundo a NitTrans, para evitar acidentes com ciclistas. Isto porque na Sílvio Picanço existe uma ciclovia instalada na contramão, na pista em direção a São Francisco. Ciclistas não obedeciam ao aviso de “pare” e cruzavam o retorno, acontecendo alguns atropelamentos no local.
A prefeitura de Niterói, que tem a segunda maior receita de royalties do petróleo no Estado do Rio, e que cobra um dos IPTUs mais caros do país, preferiu fazer como o inglês que tirou o sofá da sala. A obra de drenagem de Charitas é somente um projeto. Então, o retorno foi bloqueado e ponto final, justificaram seus técnicos aos moradores do bairro.
Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói / Reprodução Câmara…
Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…
O animado doutor Carlos Augusto era figura de destaque tanto na Banda do Central quanto…
O campo da Fagundes Varela com seu gramado renovado, berço de grandes nomes do futebol…
Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…
Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…