Publicidade
Notícias

CHN+Vidas amplia rede de prevenção cardíaca em academias de Niterói

Publicidade
Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação

O programa CHN+Vidas, do Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), acaba de capacitar mais 171 profissionais em Suporte Básico à Vida (BLS, na sigla em inglês) e distribuir novos desfibriladores externos automáticos (DEA) para academias da cidade. Entre as contempladas estão algumas das maiores de Niterói, como XFusion, Clube Naval, CT Gold, Fisiomaster e Tio Sam.

A ação faz parte de uma estratégia contínua de prevenção e resposta rápida a emergências cardíacas em ambientes de prática esportiva. Niterói conta atualmente com pelo menos 29 academias de ginástica registradas, e a meta do CHN é alcançar mais 15 unidades até 2026, ampliando a cobertura e protegendo ainda mais os frequentadores durante treinos de musculação, ciclismo indoor e outras atividades físicas.

Segundo a diretora assistencial do CHN, Márcia Rejane, a rapidez no atendimento é decisiva: “A chance de sobrevivência em casos de parada cardíaca pode chegar a 70% se houver intervenção nos primeiros cinco minutos”, destaca.

O CHN+Vidas é inspirado no modelo da cidade de Seattle, nos Estados Unidos, referência mundial em resposta a paradas cardíacas. Lá, o sucesso se deve a uma rede integrada de desfibriladores em locais públicos, treinamento massivo da população em RCP (reanimação cardiopulmonar) e resposta coordenada entre serviços de emergência e cidadãos comuns. Essa abordagem comunitária transformou Seattle em uma das cidades com maior taxa de sobrevivência a paradas cardíacas fora do hospital.

Desde seu lançamento em 2018, o CHN+Vidas já capacitou mais de 900 profissionais em Niterói, incluindo treinadores físicos, guardas municipais e policiais, tornando a cidade um exemplo de mobilização pela vida.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Moreira Franco lança em Niterói livro com mais de mil páginas de memórias

Moreira Franco, que foi governador fluminense e ocupou os mais altos cargos da República, tendo…

11 horas ago

Viradouro vence o carnaval com enredo sobre Mestre Ciça e nota máxima na bateria

Mestre Ciça e sua bateria nota dez garantem o título do carnaval carioca para a…

3 dias ago

Outdoor contra dengue cercado de detritos expõe contradição em Maricá

O lixo sobra em volta dos containers, contradizendo a mensagem do outdoor pedindo mais cuidado…

3 dias ago

Memórias da Rua da Conceição e da folia que não volta mais

Entre confetes e serpentinas, o desfile de foliões em carro aberto no Centro de Niterói…

5 dias ago

Niterói perde uma grande líder na defesa dos direitos das pessoas com deficiência

Tânia Rodrigues presidindo uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Niterói / Reprodução Câmara…

1 semana ago

Romanceiro: o sebo que supera a população de Niterói em número de publicações

Adroaldo Peixoto em plena atividade, dedicado à busca de acervos raros e excepcionais Com um…

1 semana ago
Publicidade