Você viu o Chico por aí? Cartazes estão sendo colocados nas ruas de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, procurando a ararajuba. A ave amarela, com as pontas das asas verdes sumiu há dois dias de casa, na Rua das Orquídeas, deixando o casal de jovens Marcelo e Cristiane desesperados. A Soami (associação de moradores de Itacoatiara) já fez o alerta em seu boletim, comunicando que haverá uma recompensa de R$ 2 mil para quem encontrar e devolver Chico a seus tutores.
Chico tem as asas cortadas e uma anilha prata de identificação do IBAMA. Foi adquirido há um ano de um criador registrado de Nova Friburgo (RJ). A maior preocupação do casal é a de que tenham colocado a ave em uma gaiola, pois ela poderá ficar muito estressada e doente.
A ararajuba (Guaruba guarouba) é uma ave bastante social. Cristiane conta que Chico gosta quando chega visita em sua casa e também quando é levado à casa de parentes dos tutores. Vive solto, pois tem horror a ficar preso e grita muito.
Se alimenta, de preferência, com nozes, castanhas e frutas, deixando a ração por último. Originária de florestas úmidas, exclusivamente do Maranhão ao Amazonas, a espécie está ameaçada de extinção, devido à perda de habitat e ao tráfico de aves silvestres.
Quem souber do paradeiro de Chico pode entrar em contato com os tutores pelos telefones (21) 98899-1382 ou (21) 98837-1355. Também pode avisar à SOAMI pelo Instagram @soamialerta.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…