Publicidade
Notícias

Do chapéu panamá à cueca samba canção, camisaria segue a tradição

Publicidade

Uma loja pioneira da moda masculina em Niterói mantém o estilo há 72 anos. Vende o legitimo chapéu Panamá e os de alpaca, a cueca samba canção, suspensórios, gravatas borboletas, gorros, pijamas enflanelados e lenços de linho. Claro que estamos falando da lendária Camisaria Tauil.

Está no mesmo ponto há mais de sete décadas, na Rua da Conceição 11. Enfrentou todas as crises econômicas e epidêmicas, tendo perdido ao longo dos anos todos os seus tradicionais vizinhos: a Leiteria Brasil, a Grand Joias, Pizzaria Italiana, Somar, Restaurante Monteiro, Luciu’s e a Tecelagem Amazonas. E mais, do outro lado da rua, a Sportiva, Farmácia Ponciano, Drogaria Barcelos, Riviera, Café Santa Cruz, Casa das Linhas e Palomar.

Por trás do balcão dessa loja há uma história de trabalho e de vida bonita. Alfredo Tauil, fundador da camisaria, era filho de libanês. Em 1931 vendia gravatas, abotoaduras de camisa, alfinetes e prendedores aos fregueses do Salão Elegante. Neste point da beleza masculina, os homens iam fazer a barba, aparar o bigode e o melhor corte e tintura para o cabelo.

Simpático e bom vendedor, logo conquistou a freguesia. Três anos depois comprou o imóvel do salão na Rua da Conceição. Conseguiu um financiamento do Banco Predial. Os diretores do banco eram seus clientes e conheciam seu histórico de trabalho e honestidade.

Foi aí que abriu a loja de moda masculina com o seu sobrenome. A Camisaria Tauil passou a ser frequentada pela alta sociedade e pelas figuras mais representativas da velha província, como os ex-governadores Amaral Peixoto, Roberto Silveira e Paulo Torres.

Com o tino para o comércio, Alfredo reservou um espaço da loja para atendimento a homens obesos, o que foi o maior sucesso.

Não tinha dia nem hora, Alfredo foi a sua loja até os 94 anos, cinco anos antes de falecer. Abria as portas até nos dias de carnaval para vender aos foliões serpentinas, confetes e lança perfume. Na época, a Rua da Conceição fervilhava de gente, sendo o local de maior animação da cidade.

Alfredo Tauil conseguiu formar os três filhos, seu xará Alfredo, médico; Marilda, advogada; e Luiz Antônio, administrador de empresas. Este segue o negócio do pai. Está há 50 anos no balcão da Camisaria Tauil, sem contar os anos que, ainda de calça curta, ia ajudar no atendimento aos fregueses nos dias de maior movimento do comércio e no mês do Natal.

Luiz Antônio Tauil, 71 anos, diz que se sente feliz em poder dar continuidade ao trabalho do pai e fazer a alegria de clientes antigos e fiéis às roupas clássicas que lhes dão conforto e bem-estar.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

1 dia ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

2 dias ago

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

1 semana ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

1 semana ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

2 semanas ago

HUAP faz 75 anos enquanto Niterói aguarda reabertura do seu pronto-socorro

Nas bodas de diamante do Antonio Pedro, Niterói lembra da fase áurea do hospital, símbolo…

2 semanas ago
Publicidade