É impressionante o estado de abandono do Centro de Niterói, uma cidade que foi capital do Estado do Rio de Janeiro e que hoje causa medo às pessoas que andam por suas calçadas esburacadas, sujas e repletas de moradores de rua. À noite, o pânico toma conta de quem é obrigado a sair nesse horário dos escritórios e consultórios e encontrar pessoas estranhas pedindo ajuda nas portas dos edifícios.
O acinte chegou a tal ponto que na calçada do Itaú da Avenida Amaral Peixoto, na entrada do lado direito, armaram uma barraca de camping. Ela está aparafusada no chão e fica fechada com cadeado durante o dia. Do lado esquerdo da agência bancária, catadores de recicláveis espalharam suas tralhas.
Do outro lado da Amaral Peixoto, no trecho onde fica a agência da Caixa Econômica, está o edifício Nossa Senhora da Conceição, que a Prefeitura de Niterói interditou há quatro anos. Na ocasião, o ex-prefeito Rodrigo Neves prometeu fazer naquele imóvel um grande projeto habitacional de interesse popular. Mas nada foi feito até hoje.
Somando- se à inércia da administração municipal, o esvaziamento comercial é visível. Muitas lojas fecharam, numa demonstração da decadência do Centro de Niterói. O mais grave é que a Prefeitura cobra um dos IPTUs mais caros do país e tem uma arrecadação bilionária somando os royalties de petróleo. No entanto, prioriza gastar essa dinheirama com marketing, shows milionários e obras eleitoreiras, além de manter 65 secretarias repletas de comissionados, a maioria recebendo nos caixas eletrônicos sem trabalhar, para perpetuar no poder esse esquema corrupto e nefasto para Niterói.
Para o presidente do Sindlojas, Charbel Tauil, o desemprego, a violência, o grande número de camelôs, o aumento brutal de moradores em situação de rua e a sujeira, têm sido causas para o esvaziamento e desempenho negativo do comércio, que há anos só ouve promessas de revitalização da área.
Esses fatores afastaram o consumidor do Centro da cidade, que se tornou um verdadeiro deserto, influenciando decisivamente no desempenho das vendas, além do fechamento de vários estabelecimentos comerciais.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…