Os donos e funcionários das lojas passam por uma verdadeira batalha diária. Primeiro, fecham o preço com o produtor ou lavrador na origem. Quando a mercadoria chega, examinam e procuram negociar o produto, ainda na carroceria do veículo. O que sobra, descarrega, coloca à mostra no balcão para outros interessados, até as 12h, horário de fechamento.
Os caminhões vão chegando de todos os cantos do país, trazendo a batata do triângulo mineiro(90%) e do Paraná; o tomate da Região da Serra de Friburgo e de Itaocara; a cebola de São Paulo, Santa Catarina, Argentina e Holanda; alho da China; manga do Nordeste e a uva do Sul, de São Paulo e do Nordeste.
Os preços sofrem uma mutação diária por diversos fatores, como entressafra, intempéries, aumento do frete. Tudo é negociado a cada dia, dependendo os preços da procura e da oferta, numa verdadeira bolsa de mercadorias.
Carlos Matos começou aos 8 anos a acompanhar o pai, revendedor de batatas para os supermercados da Região. Na época o entreposto funcionava no Mercado Municipal da Avenida Feliciano Sodré, em Niterói. Depois, com 27 anos, foi para o novo Ceasa do Colubandê, em São Gonçalo.
Nessa época, ficou conhecido como Carlinhos Batata. Ele comprava esse importante tubérculo da cozinha brasileira. Ia diretamente à fonte, nos períodos de safra, no Paraná, São Paulo e Sul de Minas.
Hoje, Carlinhos, com 65 anos, diversificou. Há dois anos vende em sua loja, frutas e legumes, garantindo uma vida mais saudável para a freguesia.
Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…
Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…
O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…
Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…
A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…
Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…