Publicidade
Notícias

Casa própria sonhada esbarra na crise

Publicidade

Dos cinco empreendimentos da João Fortes com obras atrasadas em Niterói, a gerente de negócios da empresa, Patricia Carmo, diz que dois deles  — o Miraggio Charitas e o Prime Collection – “estão com aceite de obras (habite-se) previstos para o final de 2017”.

Sobre a data de conclusão dos demais empreendimentos (Start Collection, Principado Fróes e Terramarine Icaraí), a João Fortes não comentou nada em nota enviada à coluna. A construtora justificou, mais uma vez, que sofre o mesmo impacto das empresas do mercado imobiliário com as restrições de crédito, o aumento da inadimplência e os distratos que reduziram a disponibilidade de recursos para a construção.

— Essas dificuldades se refletem em atrasos e transtornos para clientes de diversos empreendimentos, nos forçando a sequenciar serviços e entregas de empreendimentos, e, eventualmente, até mesmo interrompê-los temporariamente – afirma a gerente de negócios da construtora.

Compradores dos apartamentos em dia com o pagamento das prestações, que são corrigidas pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC), reclamam dos adiamentos da conclusão das obras, o que para muitos vêm trazendo transtornos por estarem agora sem a sonhada casa própria, tendo que morar de aluguel ou viver na casa de parentes.

A maioria está se reunindo em associações para cobrar na Justiça a entrega das chaves, como já fizeram os adquirentes de apartamentos do Terramarine e como estão fazendo o mesmo os do Start Collection.

Patrícia Carmo diz que a construtora busca manter os clientes “periodicamente informados exclusivamente pelos canais oficiais da companhia”.

— Lamentamos os transtornos causados pelos atrasos e lembramos que como contrapartida à postergação na entrega, a companhia posterga o vencimento da parcela de conclusão e indeniza todos os clientes adimplentes cujo prazo de conclusão tenha ultrapassado o prazo contratual, no valor correspondente a 0,5% (meio por centro), calculados sobre o valor do contrato atualizado pelo INCC, mesmo que a unidade ainda não tenha sido quitada. Este cálculo, segundo a jurisprudência, é o valor proporcional ao aluguel mensal de unidade equivalente. Da mesma forma, mantemos a atualização do saldo pelo INCC, uma vez que este é o índice que mede o aumento ou queda dos custos de construção, sendo os custos dos materiais e da mão de obra das obras igualmente atualizados por este índice – afirma a gerente da João Fortes.

Patrícia Carmo acrescenta que a construtora “oferece um atendimento individualizado aos clientes, buscando soluções particulares para cada caso”. Este ano já foram realizados aproximadamente 600 atendimentos presenciais e 23 mil telefônicos, contabiliza a gerente, garantindo que “a empresa com mais de 65 anos de tradição no mercado de construção e incorporação, mantem o compromisso de continuar a entregar as unidades a seus clientes e enfrentar as dificuldades econômicas do país”.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Gruta de Santo Antônio conquista o InspiraRio na categoria gastronomia

Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…

2 dias ago

Cidadania elege novo presidente no RJ e reafirma apoio a eleição de Paes a governador

Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…

5 dias ago

São Gonçalo: refém da violência está esquecido na guerra contra o crime

Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…

1 semana ago

Urologista Leandro Casemiro Cezar destaca prevenção do câncer de próstata

O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…

2 semanas ago

Água na torneira? Só às vezes. Mas conta chega cheia aos moradores de Maricá

Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…

2 semanas ago

CHN+Vidas amplia rede de prevenção cardíaca em academias de Niterói

Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…

3 semanas ago
Publicidade