Publicidade
Notícias

Cartilha da 77ª DP alerta idosos sobre golpes

Publicidade

Uma cartilha alertando os idosos sobre os vários tipos de golpes que bandidos têm aplicado contra essas pessoas que representam 19% da população de Niterói está sendo distribuída pela delegada Raissa Celles, titular da 77ª DP (Icaraí). Nela são descritos os golpes, como o da troca de cartão de banco, do falso sobrinho e do sequestro fajuto. Explica também como evitar ser vítima dos golpistas.

A delegada Raissa, que é moradora de Icaraí, coloca à disposição um telefone de WhatsApp da 77ª DP, número 967228152. Pede às vítimas que compareçam à delegacia para noticiar os fatos e tentar reconhecer por fotografia os golpistas já identificados.

 A delegada solicita às vítimas que compareçam a 77ª dp, noticiem os fatos e tentem reconhecer por fotografia os golpistas já identificados pela Polícia.

“Como Niterói é uma cidade com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado do Rio, e o sétimo do país, isto atrai um número cada vez maior de pessoas que procuram a cidade para viver seus anos de aposentadoria. Por outro lado, este cenário é um chamariz para golpistas, vigaristas e estelionatários de todo tipo”, destaca a Cartilha de Prevenção e Segurança que a 77ª DP está distribuindo.

A cartilha se refere a alguns dos golpes mais comuns que vitimam os idosos em Niterói, como a troca ou retenção de cartão em caixas eletrônicos de banco. Revela que este golpe é mais comum nos fins de semana, quando as agências estão fechadas e a vítima não pode ser ajudada por funcionários.

Tem também o velhíssimo golpe do bilhete premiado e o já manjado falso sequestro. Este ganhou agora uma variação, a do falso sobrinho, que telefona para a vítima, chamando-a de tio (ou tia). Ele tenta fazer com que a pessoa diga o nome de um parente para, em seguida, se passar pelo sobrinho. Diz que estava indo visitar o “tio”, mas seu carro quebrou na estrada, quando então pede dinheiro ao “parente”.

Outro golpe por telefone é do vigarista que se faz passar por funcionário da administradora do cartão de crédito, informando que uma compra de valor elevado está sendo efetuada. Pergunta se a transação deve ser autorizada. A vítima diz que não e acaba passando seus dados pessoais e bancários para o bandido.

Clique aqui para fazer o download da  Cartilha de Prevenção e Segurança da 77ª DP.

 

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

1 dia ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

1 dia ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

2 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

5 dias ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

5 dias ago

Síndicos denunciam aumento da criminalidade no Ingá e Boa Viagem

Câmeras dos prédios flagram o furto de alumínio e cabos nas ruas despoliciadas do Ingá…

6 dias ago
Publicidade