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Carro da multa e app passam a controlar as vagas rotativas de Niterói

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O carro da multa (com câmeras no teto e sem identificação) está sendo testado pela NIterói Rotativo / Reprodução de redes sociais

Vem aí o carro da multa, mais uma maneira de a prefeitura de Niterói encher o cofre com dinheiro do povo. O prefeito Axel Grael já mandou para a Câmara de Vereadores aprovar um projeto de lei autorizando a empresa Niterói Rotativo – que explora mais de cinco mil vagas de estacionamento na cidade – a alimentar a indústria da multa das infrações de trânsito no município que já conta com um orçamento anual maior de R$ 6 bilhões.

O carro da multa já está em teste rodando sem identificação pelas ruas de Niterói. É dotado de câmeras que gravam a placa dos veículos parados nas vagas. Empregando menos guardadores, a concessionária poderá ampliar o negócio, como prevê o projeto de lei. Os motoristas, por sua vez, para não serem multados deverão baixar no celular o app Niterói Rotativo para pagar a tarifa antes de deixarem o carro na vaga.

As imagens geradas pelo carro da multa serão filtradas por um sistema capaz de identificar o veículo que não pagou R$ 5,00 a cada duas horas. Os dados serão enviados, então, para a prefeitura multar os que considerar infratores.

Com a mensagem executiva enviada à Câmara de Vereadores criando o carro da multa, o prefeito Axel Grael, além de beneficiar a Niterói Rotativo, encontrou mais uma maneira de aumentar o caixa da prefeitura com a indústria das infrações de trânsito.

Como sempre, o contribuinte é o maior prejudicado. Agora ele corre o risco de pagar uma multa de R$ 195,23, e ser penalizado também com cinco pontos na carteira de motorista.

O que acontece é que a concessionária Niterói Rotativo não dispõe de guardadores em número suficiente para tomar conta e cobrar pelas vagas. Agora, alegando sofrer uma evasão de receita da ordem de 42 por cento, quer obrigar os motoristas a utilizarem um aplicativo para fazer o pagamento dos R$ 5,00. O carro da multa, por sua vez, fará o confere e, em caso de inadimplência, a prefeitura será informada para gerar a multa por estacionamento irregular.

Os vereadores que aprovam sem nenhum exame apurado tudo o que o prefeito Axel Grael envia para a Câmara, pelo menos no caso dessa mensagem deveriam defender os munícipes como representantes e procurar saber quantas vagas são exploradas na cidade pela Niterói Rotativo e qual a quantidade de guardadores empregados com carteira assinada para essa finalidade.

A dupla Rodrigo Neves e Axel Grael que comanda a prefeitura há quase doze anos, transformou Niterói na cidade que cobra o valor mais caro pelo estacionamento. O período de duas horas custa R$ 5,00, o dobro do cobrado no Rio, onde custa R$ 2,00, pelo mesmo tempo.

Outras concessionárias beneficiadas pelo poder público municipal são os donos de empresas de ônibus que cobram a tarifa mais cara do país por quilômetro rodado.

Os moradores de Niterói que pagam um IPTU dos mais caros do país, não entendem como o município, com uma arrecadação de mais de R$ 6 bilhões, tem um sistema público de saúde com uma assistência de péssima qualidade, e a rede de Educação com falta de professores, deixando milhares de crianças fora das salas de aula e das creches.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

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