Publicidade
Notícias

Carnívoros e veganos lado a lado em Icaraí

Publicidade

O restaurante Fazenda Urbana e o Bistrô Vegano, vizinhos de loja na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, despertam a curiosidade pelo antagonismo de suas preferências alimentares. Funcionando lado a lado em saudável convivência gastronômica, às sextas-feiras o primeiro serve uma suculenta feijoada carregada de carne seca, paio e linguiça, acompanhada como manda o figurino com arroz, couve refogada, farofa e laranja.

Já no Bistrô, a feijoada é de legumes e cogumelos. Faz parte do cardápio diário e vem com salada e arroz branco ou integral, com couve refogada, farofa e laranja. O adepto vegano, se observar o letreiro antes de entrar, não se engana, porque vai avistar no vizinho dois bois no alto da fachada do restaurante. Mas uma coisa é certa: se o cliente entrar na porta errada, será bem atendido por um ou por outro restaurante.

Carne versus soja

O cardápio do Fazenda Urbana é comandado pelo casal de noivos Carmem Samaniego e Anselmo Siqueira. De tanto visitarem cidades em Minas Gerais, se apaixonaram pela culinária mineira e resolveram abrir a casa com o sabor regional, contratando a experiente Lívia para comandar o fogão produzindo comida caseira.

O restaurante funciona de segunda a sexta, das 10h às 19h, sendo que no sábado fecha às 16h, com um cardápio de nove sugestões e um prato feito com preço especial.

O Fazenda Urbana começou e continua vendendo até hoje queijos e produtos artesanais da Serra da Canastra, como linguiças, bacon defumado, doces e compotas de várias regiões mineiras, além da legítima banha de porco.

Na loja ao lado, quem está à frente do Bistrô Vegano são os irmãos Lucas e Pedro Dertoni, o primeiro é chef especializado na culinária de alimentos de origem vegetal. O cardápio variado tem caldos, sanduíches e sete pratos executivos, com arroz, feijão, legumes, hortaliças, salsichas e linguiça tipo calabresa de soja. O freguês é quem monta o próprio prato.

Para os adeptos da comida vegana há também pizza e tapioca, além de cafés gelados, milk shake com leite de soja e chantilly a base de leite de coco.

Como no restaurante vizinho, o Bistrô também tem arroz carreteiro no cardápio. Só que este prato é feito com carne de soja, linguiça e salsicha veganas e bacon vegetal, acompanhado de salada.

Nos sandubas, o destaque é para o “Not dog” (cachorro não, em vez de cachorro quente). É feito com salsicha vegana, maionese temperada, batata palha, milho, ervilha e passas.

O Bistrô Vegano fica aberto de domingo a domingo, das 11h30m às 20h.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Caos na saúde infantil: Getulinho manda crianças buscarem socorro em SG

Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…

2 dias ago

Cientista niteroiense tem brilhante carreira reconhecida internacionalmente

Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State  University…

4 dias ago

Desembargador niteroiense desafoga o TJ com mediações amigáveis

Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…

5 dias ago

Dicas para os cariocas aproveitarem o feriadão do G20 em Niterói

Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…

1 semana ago

Pinheiro Junior faz 90 anos buscando a verdade como a melhor notícia

Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…

1 semana ago

Grael vai à Conferência de Clima enquanto Niterói alaga com pouca chuva

A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…

1 semana ago
Publicidade