Publicidade
Notícias

Carlos Russo: A lenda da navalha e da tesoura há 59 anos em Icaraí

Publicidade
Carlos Russo trabalha há 59 anos na mesma rua de Icaraí em que conquistou enorme clientela

Carlos Russo, o barbeiro de Icaraí, é uma figura icônica que ama o que faz em Niterói. Com 75 anos de idade, é conhecido por sua enorme clientela. Muitos cortam o cabelo com ele há mais de cinco décadas e já trazem a terceira geração para a tradicional cadeira do salão da Galeria 211, na Rua Ator Paulo Gustavo.

Seu nome de batismo é Luiz Carlos Peixoto Pain. Trabalha há 59 anos na mesma rua de Icaraí, 50 deles no salão onde está até hoje. A história de Russo é repleta de paixão pelo ofício. Desde menino, ele passava em frente ao Salão Alcântara, em São Gonçalo, onde nasceu, e dizia aos pais que queria cortar o cabelo das pessoas. Aos 14 anos realizou seu sonho, aprendendo a profissão naquele salão onde trabalhou por dois anos.

Na época, não havia escolas de cabeleireiros, mas Batista, o experiente dono do Salão Alcântara, ensinou a Russo como segurar o pente, a tesoura, a máquina manual e a navalha. Ele passou três meses observando a arte dos cortes mais variados.

Russo confessa que sentiu grande emoção e responsabilidade ao usar a tesoura e a máquina nos cabelos de seus conterrâneos. Nos primeiros clientes, o mestre Batista precisou ajudá-lo no retoque final.

Hoje, às vésperas de completar 60 anos no importante bairro da Zona Sul, Russo já soma uma infinidade de amigos, dentre eles figuras conhecidas e representativas da cidade, que o deliciam com suas prosas e histórias interessantes da ex-capital fluminense.

A profissão de barbeiro evoluiu muito ao longo dos anos, com uma variedade enorme de cortes e penteados. Muitos clientes querem imitar as cabeças de artistas e jogadores famosos, o que exige que o profissional esteja sempre apto a executar a vontade de quem se senta em sua cadeira.

Russo também observa mudanças nos equipamentos básicos. A máquina manual deu lugar à elétrica, e a navalha foi substituída pelo aparelho de gilete, causando uma queda significativa na raspagem de barbas nos salões.

Verdadeiro tesouro de Icaraí, sua simpatia e amor pelo que faz trazem alegria a tantas pessoas que se sentam em sua cadeira. Carlos Russo merece nosso reconhecimento por uma vida inteira dedicada ao trabalho. 

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Vídeo viral mostra jiboia passeando em praia de Niterói e assusta banhistas

Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…

2 horas ago

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 dias ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

4 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

1 semana ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

2 semanas ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

2 semanas ago
Publicidade