Publicidade
Notícias

Cardiologista tem como missão mostrar em Niterói porque prevenção é vida

Publicidade
O médico Luiz Carlos Pacheco em seu consultório na Seacor, que fundou com o cardiologista Salvador Borges

Desde quando cursava o terceiro ano da Faculdade de Medicina da UFF, o então acadêmico acompanhava o grande mestre da cardiologia Salvador Borges. Este fazia palestras com o lema “Saúde é Prevenção, Prevenção é Vida” para pacientes nos hospitais Antonio Pedro e Santa Cruz, além de visitar colégios e clubes da Zona Norte de Niterói. O médico Luiz Carlos Pacheco, aos 73 anos, continua até hoje com a missão do professor, palestrando sobre prevenção para a comunidade em diversos lugares da cidade, sempre no último sábado de cada mês.

Convida sempre colegas de outras especialidades para orientar a população sobre como cuidar melhor do corpo, seguindo uma alimentação balanceada e praticando exercícios, dentre outras importantes recomendações.

Os dois respeitados cardiologistas fundaram há 31 anos o Seacor, um grande centro de saúde e prevenção, com unidades em Piratininga, Vital Brasil, Icaraí e Camboinhas. Salvador Borges se afastou em 1998, passando a cuidar somente de seu consultório, deixando a direção da clínica com Luiz Carlos Pacheco.

O doutor diz que ele e o grande incentivador e amigo levavam a orientação para a boa alimentação, o combate ao colesterol, a obesidade, a vida sedentária que já eram fatores de risco na década de 70. Na ocasião não possuíam os recursos avançados de hoje, havia menos exames e o arsenal terapêutico era escasso. Pacheco lembra que existiam, então, apenas dois ou três anti- hipertensivos.

São figuras admiráveis em todos os sentidos, como Luiz Carlos Pacheco e Salvador Borges, consagrado mestre da cardiologia, que fazem da medicina um sacerdócio. São dois exemplos para serem seguidos pelas novas gerações de doutores, que a gente só encontra na terra de Arariboia.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

2 dias ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

7 dias ago

Niterói relança ‘Vida Nova no Morro’, criado há 36 anos na gestão de Jorge Roberto

Jorge Roberto Silveira apresenta o Vida Nova no Morro na ONU, em 1997 O relançamento…

1 semana ago

OAB Niterói celebra Mês da Advocacia com homenagens e festa tradicional

A OAB Niterói realiza, nesta terça-feira (12), às 19h, uma cerimônia especial em homenagem a…

1 semana ago

Moradores de Icaraí cobram ação policial contra criminoso que age de bicicleta

Bandido da bike continua a agir impunemente pelas ruas de Icaraí atacando senhoras e idosos…

1 semana ago

Niterói em alerta: Quando a segurança vira promessa não cumprida

O vídeo mostra o criminoso (no destaque) e roubando o cordão de ouro do idoso…

2 semanas ago
Publicidade