Desde quando cursava o terceiro ano da Faculdade de Medicina da UFF, o então acadêmico acompanhava o grande mestre da cardiologia Salvador Borges. Este fazia palestras com o lema “Saúde é Prevenção, Prevenção é Vida” para pacientes nos hospitais Antonio Pedro e Santa Cruz, além de visitar colégios e clubes da Zona Norte de Niterói. O médico Luiz Carlos Pacheco, aos 73 anos, continua até hoje com a missão do professor, palestrando sobre prevenção para a comunidade em diversos lugares da cidade, sempre no último sábado de cada mês.
Convida sempre colegas de outras especialidades para orientar a população sobre como cuidar melhor do corpo, seguindo uma alimentação balanceada e praticando exercícios, dentre outras importantes recomendações.
Os dois respeitados cardiologistas fundaram há 31 anos o Seacor, um grande centro de saúde e prevenção, com unidades em Piratininga, Vital Brasil, Icaraí e Camboinhas. Salvador Borges se afastou em 1998, passando a cuidar somente de seu consultório, deixando a direção da clínica com Luiz Carlos Pacheco.
O doutor diz que ele e o grande incentivador e amigo levavam a orientação para a boa alimentação, o combate ao colesterol, a obesidade, a vida sedentária que já eram fatores de risco na década de 70. Na ocasião não possuíam os recursos avançados de hoje, havia menos exames e o arsenal terapêutico era escasso. Pacheco lembra que existiam, então, apenas dois ou três anti- hipertensivos.
São figuras admiráveis em todos os sentidos, como Luiz Carlos Pacheco e Salvador Borges, consagrado mestre da cardiologia, que fazem da medicina um sacerdócio. São dois exemplos para serem seguidos pelas novas gerações de doutores, que a gente só encontra na terra de Arariboia.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…