Desde quando cursava o terceiro ano da Faculdade de Medicina da UFF, o então acadêmico acompanhava o grande mestre da cardiologia Salvador Borges. Este fazia palestras com o lema “Saúde é Prevenção, Prevenção é Vida” para pacientes nos hospitais Antonio Pedro e Santa Cruz, além de visitar colégios e clubes da Zona Norte de Niterói. O médico Luiz Carlos Pacheco, aos 73 anos, continua até hoje com a missão do professor, palestrando sobre prevenção para a comunidade em diversos lugares da cidade, sempre no último sábado de cada mês.
Convida sempre colegas de outras especialidades para orientar a população sobre como cuidar melhor do corpo, seguindo uma alimentação balanceada e praticando exercícios, dentre outras importantes recomendações.
Os dois respeitados cardiologistas fundaram há 31 anos o Seacor, um grande centro de saúde e prevenção, com unidades em Piratininga, Vital Brasil, Icaraí e Camboinhas. Salvador Borges se afastou em 1998, passando a cuidar somente de seu consultório, deixando a direção da clínica com Luiz Carlos Pacheco.
O doutor diz que ele e o grande incentivador e amigo levavam a orientação para a boa alimentação, o combate ao colesterol, a obesidade, a vida sedentária que já eram fatores de risco na década de 70. Na ocasião não possuíam os recursos avançados de hoje, havia menos exames e o arsenal terapêutico era escasso. Pacheco lembra que existiam, então, apenas dois ou três anti- hipertensivos.
São figuras admiráveis em todos os sentidos, como Luiz Carlos Pacheco e Salvador Borges, consagrado mestre da cardiologia, que fazem da medicina um sacerdócio. São dois exemplos para serem seguidos pelas novas gerações de doutores, que a gente só encontra na terra de Arariboia.
Dona Henriqueta e o filha Alexandre Henriques com o prêmio Inspirario conquistado pela Gruta de…
Eduardo Paes ressalta a importância da aliança com o Cidadania / Foto: Divulgação O Congresso…
Câmera de segurança flagra morador sendo assaltado ao chegar em casa, em São Gonçalo /…
O doutor Leandro Casemiro vai falar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce…
Operários cavam valas para instalar canos e hidrômetros em todas casas, como as da praia de Maricá…
Participante do programa CHN+Vidas aprende a aplicar a reanimação cardiopulmonar / Divulgação O programa CHN+Vidas,…