Publicidade
Notícias

Candidato derrotado em Campos é o novo secretário de Ciência em Niterói

Publicidade

Caio Vianna, candidato derrotado à prefeitura de Campos, foi nomeado secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, no lugar de Luiz Andrade, professor e cientista com experiência nas áreas de Imunologia, Educação e Epistemologia. Segundo o TRE-RJ, Caio tem o superior incompleto. Ele é filho do ex-prefeito campista Arnaldo Vianna e primeiro suplente de deputado federal pelo PDT.

Apesar de o prefeito Axel Grael como o ex Rodrigo Neves tanto falarem agir em função de critérios científicos no enfrentamento da pandemia de Covid, a escolha política prevaleceu no preenchimento de uma pasta essencial para o atual momento. Andrade estava executando um projeto com o secretário de Educação Vinicius Wu, para a criação de uma rede online de ensino em Niterói. Com experiência no assunto, o ex-secretário de Ciências foi coordenador do Laboratório de Audiovisual Científico da UFF (labaciencias.com), produzindo filmes e materiais educativos inclusivos, para cegos e surdos.

Com Vianna na prefeitura de Niterói, Rodrigo Neves lança mais uma ponte em direção à uma candidatura ao governo do Estado, em 2022. O acerto foi feito durante a estada de Rodrigo em Niterói, quando veio de Portugal para passar a Páscoa com a família.

Luiz Andrade, que recebera a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por nomeação e Axel Grael, não concordou com a indicação de nomes políticos para compor os demais cargos da pasta. Preferia uma escolha técnica, mas como não conseguiu, no fim de março apresentou seu pedido de exoneração, que somente esta semana foi efetivado.

Na época, Andrade escreveu em sua conta no Facebook: “Depois de uma longa tensão entre as dimensões política e técnica na escolha dos cargos da recém-criada SMCTI de Niterói, venceu a primeira e, assim, depois de uma conversa honesta e franca, eu e o Prefeito Axel Grael decidimos que a minha exoneração seria a melhor maneira de terminar o impasse, para o bem da dimensão política. Saio do Governo com a cabeça erguida e com a mesma dignidade e autonomia com as quais aceitei ao convite do Prefeito, desejando ao mesmo, e a todo o secretariado, sucesso no cumprimento das metas do Governo em prol da população niteroiense”.

Quando começou a compor seu secretariado, Axel Grael havia convidado o vereador Binho Guimarães para ser o secretário de Ciência e Tecnologia. Com o falecimento do vereador Carlos Boechat, que deveria ser o líder do PDT na Câmara, Grael chamou Binho para liderar a bancada do partido.

Para atender aos 15 partidos que o elegeram prefeito, Axel Grael criou até uma Secretaria do Clima para o PV, além de outras quatro novas pastas. A Ciência e Tecnologia foi desmembrada da Secretaria de Educação; a de Direitos Humanos foi separada da Assistência Social; e foram criadas as secretarias de Relações Institucionais e a de Acessibilidade, bem como mais uma administração regional em Itaipu.

O acerto de contas de Grael com os partidos que participaram de sua campanha deixa a prefeitura com pouquíssimos recursos para obras de infraestrutura. Com 69 órgãos municipais, a folha de pagamentos, segundo orçamento aprovado pela Câmara de Vereadores, soma R$ 1,5 bilhão, este ano.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

O refúgio literário do imortal Marco Lucchesi em um paraíso de Niterói

Marco Lucchesi comanda a Biblioteca Nacional, uma das mais importantes do mundo Desde os 12 anos, Marco…

14 horas ago

Cavalos na orla de Charitas expõem risco ambiental e falta de fiscalização

Cavalos continuam na orla de Charitas, enquanto prefeitura de Niterói ignora denúncias de moradores A…

2 dias ago

João Pedro brilha no britânico Chelsea com gestão niteroiense

Gustavo Bazilio e João Pedro em jantar no Rio, na véspera dele embarcar para disputar…

4 dias ago

Surge mais um bistrô/cafeteria reduzindo a febre de farmácias em Icaraí

Nova onda em Icaraí. Bistrôs e cafeterias favorecem o convívio social nas ruas do bairro Novos bistrôs e…

6 dias ago

Niterói 2050: Marketing da prefeitura ignora o presente dos cidadãos

Árvore podre ameaça segurança na Rua Nelson de Oliveira e Silva, na Vila Progresso; prefeitura…

1 semana ago

Bistrô charmoso combina elegância e sabor em uma loja de moda de Icaraí

Entre tendências e torradas, o Bistrô Luxury Coffee oferece um ambiente acolhedor em Icaraí Icaraí…

2 semanas ago
Publicidade