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Camboinhas debate se deve ter ônibus circulando pelas ruas do bairro

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Projeto da rotatória de Camboinhas prevê ponto de ônibus apenas no acesso ao bairro

Camboinhas debate nesta terça-feira (26), às 19h, se deve ter uma linha de ônibus circulando dentro do bairro. A permissão a ser dada ao consórcio Transoceânico pela prefeitura de Niterói contraria a maioria dos moradores. O debate será na sede da Soprecam e vai contar com a presença de membros do Ministério Público e secretários municipais.

Pesquisa feita pela Soprecam (Sociedade Pró Preservação Urbanística e Ecológica de Camboinhas) aponta que 80% dos moradores são contrários à entrada de ônibus no bairro de classe média alta. Lembram que Camboinhas não foi projetado para ter transporte público em suas ruas e rotatórias estreitas.

Moradores disseram à Coluna que construtoras que erguem novos prédios no bairro residencial estariam pressionando o secretário de Urbanismo, Renato Barandier para este autorizar a circulação de ônibus em Camboinhas. Com a medida, reduziriam custos com o transporte de seus operários. A Secretaria de Urbanismo de Niterói é também responsável pelo planejamento do sistema viário.

Em seu último boletim, a diretoria da Soprecam diz que “vê com muita preocupação” a possibilidade de os ônibus passarem a circular pelo bairro. “Isto vai impactar negativamente o ordenamento, nosso meio ambiente com aumento da poluição, gerar insegurança e desvalorizar nosso patrimônio”, conclui a Soprecam.

A construção de uma rotatória no acesso ao bairro, projetada pela Secretaria de Urbanismo há três anos, inclui a implantação de uma via exclusiva para transporte coletivo, ciclovia e estação de ônibus com padrão arquitetônico semelhante às estações BHLS. Mas isto, está sendo feito somente no acesso a Camboinhas, para ordenar os fluxos de entrada e saída. O projeto não prevê a circulação de ônibus nas ruas residenciais.

Soluções alternativas

Pelo menos três soluções alternativas serão apresentadas por moradores durante a reunião: a primeira seria a Soprecam contratar uma Van para o transporte de empregados domésticos, em horários de manhã e da tarde.  A segunda, seria uma linha de micro-ônibus circulando em diversos horários; e a terceira, a instalação de um bicicletário na entrada do bairro, monitorado e com segurança.

Apesar de estar construindo uma nova rotatória na entrada de Camboinhas, o prefeito Axel Grael é alvo de muitas críticas pelo caos administrativo e urbano, principalmente na Região Oceânica, apesar de o município contar com uma arrecadação bilionária.

Só o prefeito ainda não percebeu que a sua máquina administrativa não funciona a contento. Ela é composta por mais de 80% dos secretários remanescentes dos oito anos da gestão de Rodrigo Neves. A grande maioria deles está acomodada ou já trabalhando nos bastidores para a volta do ex-prefeito em 2024.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

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