Publicidade
Categories: Notícias

Camboinhas debate se deve ter ônibus circulando pelas ruas do bairro

Publicidade
Projeto da rotatória de Camboinhas prevê ponto de ônibus apenas no acesso ao bairro

Camboinhas debate nesta terça-feira (26), às 19h, se deve ter uma linha de ônibus circulando dentro do bairro. A permissão a ser dada ao consórcio Transoceânico pela prefeitura de Niterói contraria a maioria dos moradores. O debate será na sede da Soprecam e vai contar com a presença de membros do Ministério Público e secretários municipais.

Pesquisa feita pela Soprecam (Sociedade Pró Preservação Urbanística e Ecológica de Camboinhas) aponta que 80% dos moradores são contrários à entrada de ônibus no bairro de classe média alta. Lembram que Camboinhas não foi projetado para ter transporte público em suas ruas e rotatórias estreitas.

Moradores disseram à Coluna que construtoras que erguem novos prédios no bairro residencial estariam pressionando o secretário de Urbanismo, Renato Barandier para este autorizar a circulação de ônibus em Camboinhas. Com a medida, reduziriam custos com o transporte de seus operários. A Secretaria de Urbanismo de Niterói é também responsável pelo planejamento do sistema viário.

Em seu último boletim, a diretoria da Soprecam diz que “vê com muita preocupação” a possibilidade de os ônibus passarem a circular pelo bairro. “Isto vai impactar negativamente o ordenamento, nosso meio ambiente com aumento da poluição, gerar insegurança e desvalorizar nosso patrimônio”, conclui a Soprecam.

A construção de uma rotatória no acesso ao bairro, projetada pela Secretaria de Urbanismo há três anos, inclui a implantação de uma via exclusiva para transporte coletivo, ciclovia e estação de ônibus com padrão arquitetônico semelhante às estações BHLS. Mas isto, está sendo feito somente no acesso a Camboinhas, para ordenar os fluxos de entrada e saída. O projeto não prevê a circulação de ônibus nas ruas residenciais.

Soluções alternativas

Pelo menos três soluções alternativas serão apresentadas por moradores durante a reunião: a primeira seria a Soprecam contratar uma Van para o transporte de empregados domésticos, em horários de manhã e da tarde.  A segunda, seria uma linha de micro-ônibus circulando em diversos horários; e a terceira, a instalação de um bicicletário na entrada do bairro, monitorado e com segurança.

Apesar de estar construindo uma nova rotatória na entrada de Camboinhas, o prefeito Axel Grael é alvo de muitas críticas pelo caos administrativo e urbano, principalmente na Região Oceânica, apesar de o município contar com uma arrecadação bilionária.

Só o prefeito ainda não percebeu que a sua máquina administrativa não funciona a contento. Ela é composta por mais de 80% dos secretários remanescentes dos oito anos da gestão de Rodrigo Neves. A grande maioria deles está acomodada ou já trabalhando nos bastidores para a volta do ex-prefeito em 2024.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

5 horas ago

Medicina da UFF celebra 100 anos com homenagem especial em Niterói

O novo prédio da Faculdade de Medicina da UFF no Bairro de Fátima, ao lado…

2 dias ago

Bonsai Preventório inaugura inclusão onde prefeitura falha em Niterói

Crianças participam da pintura da fachada do projeto social no Preventório / Foto: Divulgação Enquanto…

6 dias ago

Nova lei do lixo cria mais despesas para condomínios de Niterói

A partir de outubro, sacos de lixo deverão ficar dentro de contêineres à espera da…

1 semana ago

Em Niterói até mendigo tem CNPJ no império de papel do Rei dos Empréstimos

Ruas de Niterói abrigam alguns CEOs das empresas de papel descobertas pela Polícia Federal Se…

1 semana ago

Niterói vai gastar R$ 200 milhões com obra que ignora alagamentos e atropelamentos

Chuva forte inunda a Alameda São Boaventura. Nos detalhes, como ficará a ciclovia sobre o…

2 semanas ago
Publicidade