Publicidade
Notícias

Câmara do Recife homenageia José Tobias por divulgar cultura pernambucana

Publicidade
Tobias recebe a homenagem da Câmara Municipal de Recife, entregue pelo vereador Ivan Moraes

A Câmara Municipal do Recife veio até Niterói para entregar a Medalha do Mérito José Mariano, a mais importante da casa, a José Tobias. Uma medalha e um diploma foram entregues pelo vereador Ivan Moraes, em reconhecimento à importância do cantor, hoje com 96 anos e um grande divulgador da música, da cultura e das coisas pernambucanas.

O vereador também convidou Tobias para fazer um show em Recife, na segunda quinzena de setembro, cantando e contando histórias de sua convivência e amizade com conterrâneos de sua época, como Luiz Gonzaga, Capiba, Antônio Maria, Jacson do Pandeiro, Luiz Bandeira, Nelson Ferreira e outros baluartes.

Esse pernambucano, dono de um vozeirão afinado, grava desde a época do disco de 78 rotações. Passou pelo LP, chegou ao CD com músicas do cancioneiro popular brasileiro e da MPB e hoje marca presença na internet.

Jogava futebol no Santa Cruz, de Recife, e cantarolava no vestiário no final das partidas. Isto chamou a atenção de um locutor esportivo que, impressionado com aquela voz forte e afinada, levou o atleta para se apresentar na rádio Clube de Pernambuco.

O sucesso foi tão grande que ali começava uma carreira de sucesso na música e se encerrava outra no futebol profissional. Tobias foi logo contratado pela rádio Jornal do Commercio, a de maior audiência no Recife. Depois se mudou para o Rio, a convite da Rádio Tupi.

Sua fama alcançou também a capital paulista onde teve até uma casa noturna. Numa apresentação com a cantora Jussara, com quem se casou, conheceu o craque Zizinho, que se tornou seu amigo e compadre, vindo a fixar residência em Niterói.

Hoje Tobias reside em Itaipuaçu, onde a Prefeitura de Maricá está preparando um show para homenagear o ilustre morador, que continua soltando sua voz firme e forte. Vai ser mais um espetáculo imperdível de Tobias, figura extraordinária, um show à parte como amigo.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Fé e esperança movem os festejos de São Judas Tadeu em Icaraí

Como acontece todos os anos, a festa do padroeiro lota a Igreja de São Judas…

2 horas ago

Jourdan Amora: uma vida inteira correndo atrás da notícia

Jourdan Amora: “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o…

2 dias ago

Reabilitação auditiva falha na Grande Niterói, com 380 mil casos de surdez

Dr. Denis Rangel e equipe durante uma cirurgia otológica no Hospital Antonio Pedro (HUAP) Um…

6 dias ago

Criminosos agem livremente em madrugada sem patrulha em Niterói

Flagrante da insegurança: Câmeras captam ação de bandido durante furto à pizzaria Casa di Lucy.…

1 semana ago

Furtos em série escancaram abandono da segurança pública em Niterói

Coberto por uma capa amarela, um “metaleiro” ronda as ruas de Charitas atrás de objetos…

1 semana ago

Tribunal de Justiça fluminense vai instalar em Niterói a 2ª Vara das Garantias

O Fórum do TJ em Niterói será o terceiro do Estado do Rio a ter…

1 semana ago
Publicidade