Os subsídios dos vereadores estão fixados em R$ 13.514,90 mensais. Por resolução da Câmara, cada um deles indica dez assessores, sendo dois chefes de gabinete (um deles para uma das comissões legislativas). Se o vereador fizer parte da Mesa Diretora tem direito a nomear mais cargos comissionados. Essa quantidade depende da função que o edil for exercer.
Com cinco taquígrafas e duas telefonistas no quadro permanente de pessoal, a Câmara de Niterói tem 164 assessores parlamentares e 48 chefes de gabinete de vereador em cargos comissionados. A este pessoal se somam diversas outras nomenclaturas de cargos efetivos, vários deles preenchidos por pessoas com sobrenomes semelhantes ao de atuais e antigos parlamentares. No topo da carreira estão 18 assessores legislativos, seguidos por mais 18 assistentes legislativos e 36 auxiliares legislativos.
Além de tantos assessores, assistentes e auxiliares, existem ainda 35 “coadjutores legislativos”. Coadjutor é aquele que ajuda, apoia, o que se deveria esperar que os assistentes e auxiliares já estivessem fazendo para o bom andamento dos trabalhos legislativos.
No quadro próprio da Câmara Municipal há muitos outros cargos estatutários vagos. Dependem de abertura de concurso público para preenchimento, como a função de “auxiliar de biblioteca”, com 139 vagas e apenas oito efetivos na folha de pagamento. Sem preenchimento também estão cargos de datilógrafo e estenógrafo.
Prefeitura de Niterói já entregou, este ano, R$ 58 milhões para OS fazer a gestão…
Renato Cotta toma posse no MAE Alumni Hall of Fame da North Carolina State University…
Desembargador César Cury defende a mediação como a melhor solução para a resolução de conflitos Só este…
Do pátio do MAC, na Boa Viagem, descortina-se um leque de opções para o visitante…
Pinheiro Junior com a beca dos imortais da Academia Fluminense de Letras, no dia de…
A Rua Presidente Pedreira, no Ingá, mais uma vez vira um rio, mesmo quando a…