Publicidade
Notícias

Boechat “toca o barco” no Rio Cricket

Publicidade

Ricardo Boechat é lembrado em divertidas histórias contadas por 32 companheiros que conviveram com ele durante meio século de jornalismo. O livro “Toca o barco” vai ser lançado dia 11 de junho em Niterói, às 19h, no Rio Cricket, clube onde nasceu o futebol no Brasil, esporte que Boechat amava e praticava em peladas imperdíveis com os amigos do Saco de São Francisco. A noite vai contar com uma participação especial da Orquestra de Cordas da Grota.

O livro editado pela Máquina de Livros, dirigida pelos jornalistas Bruno Thys e Luiz André Alzer, revela histórias pitorescas e retrata um pouco da trajetória do homenageado morto prematuramente em fevereiro, em um acidente de helicóptero, em São Paulo. Muitas dessas passagens rememoradas pelos colegas envolvem o amor do jornalista não somente pelo futebol, mas também pelo próximo, fossem eles familiares, amigos ou até desconhecidos.

Dentre as irreverentes tiradas de Boechat, lembro no livro que o amigo, numa de suas peladas de futebol machucou a perna. Levei a sua casa o ortopedista Ledio Maia. Quando o médico disse que precisava encaminhá-lo ao Hospital São Lucas para tirar um Raios-X, com seu bom humor habitual Boechat retrucou: “Doutor, jornalista não pode ser engessado, ainda mais em época de revolução”. O médico mandou colocar apenas uma atadura e ficou tudo certo.

Com o título de “Toca o barco”, expressão característica do profissional carismático que conquistou numerosos admiradores ao longo dos seus 50 anos de carreira, o livro reúne textos e charges, dos niteroienses Ana Cláudia Guimarães, Luiz Antonio Mello e Luiz André Alzer, outros profissionais de igual quilate, tais como Ancelmo Gois, Chico Caruso, Aroeira, José Simão, Leilane Neubarth, Fernando Mitre, Datena, Tatiana Vasconcellos, Joaquim Ferreira dos Santos, Milton Neves, Angela de Rego Monteiro, Luiz Megale, Aluizio Maranhão e Rodolfo Schneider, entre outros.

A Orquestra de Cordas da Grota, uma iniciativa social com 24 anos de estrada, fará uma participação especial no dia do lançamento de “Toca o barco”. Após a apresentação, os 30 componentes da orquestra serão presenteados com o livro lançado, uma bola de futebol e outra bola ornamental com uma charge de Chico Caruso.

Após a apresentação, os jornalistas autores da obra vão estar à disposição para autografar o livro.

 

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Segurados da Unimed Ferj em Niterói serão transferidos para a Leste Fluminense

Segurados da Unimed Leste Fluminense são atendidos no Hospital Itaipu, na Região Oceânica de Niterói…

2 dias ago

Como Miro Arantes reposicionou o tradicional Estaleiro Mauá em um ano

Miro Arantes: transformação, legado e o novo capítulo do Estaleiro Mauá Se há um nome…

2 dias ago

Paixão e referência nacional no mercado de veículos clássicos, em Niterói

Wanderley Mendonça, um apaixonado por veículos clássicos e de coleção em seu showroom de Piratininga…

5 dias ago

Erthal Rocha recebe título de Intelectual do Ano na Academia Fluminense de Letras

A presidente da AFL, Márcia Pessanha, entrega a placa de Intelectual do Ano a Erthal…

3 semanas ago

Haroldo Enéas festeja seu aniversário em grande estilo na Villa H

Juliana Galvão e Bernardo Bezerra de Menezes, entre Marcelo Espíndola e Haroldo Enéas na movimentada…

3 semanas ago

Sabrina Sato quer morar em Itacoatiara: a paradisíaca praia de Niterói

Sabrina Sato curte o Sanduba do Marcelo na praia de Itacoatiara, onde quer morar com…

4 semanas ago
Publicidade