Publicidade
Notícias

Boechat enrubesceria com homenagens

Publicidade

Recebi esta madrugada uma mensagem de Boechat. Ele dizia o seguinte: “Gilson, estátua é o cacete; isto é coisa para ditadores, opressores do povo, idiossincráticos e seus seguidores, que acabam em praça pública pichados e transformados em latrina de pombos e urubus. Peguem esse dinheiro que pretendem transformar em bronze e distribuam onde e com quem mais precisa. E não me encham o saco com salamaleques. Bola pra frente!”

Na mesma hora respondi ao amigo que me aparecia em sonhos: Boechat, você agora manda aí em cima; aqui na terra quem decide são seus amigos. Não podemos deixar de perpetuar sua memória para que todos conheçam o legado daquele que, como disse sua mãe Mercedes durante o velório, “foi um homem honesto, correto, que tanto falava com o faxineiro, com o mendigo de rua, com todo o carinho com que falaria com qualquer pessoa”.

Seus amigos vão prestar essa homenagem que certamente o enrubesceria e que você recusaria pela sua sincera humildade. Vamos erguer sua estátua no Saco de São Francisco, bairro de Niterói onde você viveu os melhores momentos de sua infância e juventude e do qual sempre lembrava em seus programas de rádio.

Boechat, não queremos nenhum tostão de dinheiro público para demonstrar a gratidão por você ter sido nosso amigo. Solicitamos apenas, e já conseguimos, autorização do prefeito em exercício, Paulo Bagueira, para instalar o monumento que estamos encomendando para um artista da cidade fazer.

Seguindo seu exemplo, tão enfaticamente ressaltado nas palavras de Dona Mercedes, em São Paulo, estamos aqui — o porteiro, o médico, o faxineiro, o advogado, o mendigo, o jornalista, cada qual em sua trincheira –, “exigindo o respeito que o povo merece ter, não a caridade pública, mas hospitais que nos atendam com decência, colégio público onde as crianças aprendam para poder crescer; trânsito ordenado, porque não é pelo outro ter um carro mais bonito que alguém pode passar na frente”.

Que seu exemplo de estar sempre pronto para ajudar o próximo, sem pensar em receber qualquer recompensa, desperte o sentimento de solidariedade em toda a nossa gente. Como a sábia Dona Mercedes ressaltou: “Vamos respeitar a vida, o ser humano, pois somos todos iguais, não há raça superior nenhuma”.

E isto você nos ensinou como ninguém, fazendo história no jornalismo brasileiro, pela sua correção, sua permanente preocupação em defender os mais humildes, prestando durante toda a sua carreira no Diário de Notícias, O Globo, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo e ultimamente na Rádio e TV Bandeirantes, um verdadeiro serviço de utilidade pública, mostrando com clareza e firmeza às autoridades e aos governantes o que acontecia numa rua, bairro, cidade, estado ou país.

O jornalista Ricardo Boechat precisa ser reconhecido e lembrado em Niterói, que ele tanto amou e divulgou. 

É o mínimo que podemos fazer em nome da cidade.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Juíza suspende sessões da Câmara de Niterói por ferirem processo democrático

Entre as sessões suspensas pela Justiça, na de quarta-feira (02) a Câmara aprovou a internação…

9 horas ago

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

4 dias ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

7 dias ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

1 semana ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

1 semana ago

Tradição da Páscoa se mantém apesar dos preços nas alturas

Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…

1 semana ago
Publicidade