Publicidade
Notícias

Blitz do Detran interdita loja em Itaipu

Publicidade

A situação já está ruim para o comércio, mas o Detran e a PM escolheram de fazer uma blitz bem em frente a uma loja de material de construção na Estrada Francisco da Cruz Nunes, em Itaipu, interditando a entrada e saída de veículos de clientes da Crimatel. A fiscalização, além disso, descumpria liminar do juiz Sergio Roberto Emilio Louzada, da 2ª Vara de Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, que proibiu o órgão de apreender e reter veículos que estejam com o pagamento do IPVA atrasado.

Os fiscais paravam os carros e até caminhões para autuar motoristas que estavam atrasados com o IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores). O dono da Crimatel procurou o chefe da operação e até o DPO da PM para pedir que liberassem a entrada de sua garagem, mas as “autoridades” alegaram que “a ação do poder público é muito mais importante do que o interesse dos comerciantes”.

A liminar do juiz da 2ª Vara de Fazenda Pública é de março deste ano e a ação proposta pelo Ministério Público ainda não teve o mérito julgado.

A decisão do juiz se baseou nas leis 7068/2015 e 7718/2017 que desvincularam o licenciamento anual de veículos do prévio pagamento do IPVA.

— Se o legislador previu que o Detran não poderá exigir o pagamento do IPVA para fazer o licenciamento anual do veículo e que este não pode ser apreendido em razão do não pagamento deste tributo, não há que se falar em prévia quitação do imposto para a retirada do automóvel eventualmente apreendido — decidiu o juiz.

Em caso de desobediência, a liminar determina que o Detran e o governo do estado paguem multa diária de R$ 500, por automóvel indevidamente retido. A ação civil pública foi ajuizada pela 5ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva da Defesa da Cidadania.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Casal niteroiense brinda o mundo com 50 histórias de vinho em novo livro

Taiana e Rui brindam os leitores com histórias e curiosidades sobre vinhos de 16 países…

3 dias ago

Niterói gasta quase R$ 10 milhões em sensores que confundem fogos com tiros

Sistema milionário conectado ao CISP confunde fogos e descargas de veículos com violência real / Foto: Divulgação…

1 semana ago

Niterói relança ‘Vida Nova no Morro’, criado há 36 anos na gestão de Jorge Roberto

Jorge Roberto Silveira apresenta o Vida Nova no Morro na ONU, em 1997 O relançamento…

1 semana ago

OAB Niterói celebra Mês da Advocacia com homenagens e festa tradicional

A OAB Niterói realiza, nesta terça-feira (12), às 19h, uma cerimônia especial em homenagem a…

1 semana ago

Moradores de Icaraí cobram ação policial contra criminoso que age de bicicleta

Bandido da bike continua a agir impunemente pelas ruas de Icaraí atacando senhoras e idosos…

1 semana ago

Niterói em alerta: Quando a segurança vira promessa não cumprida

O vídeo mostra o criminoso (no destaque) e roubando o cordão de ouro do idoso…

2 semanas ago
Publicidade