Segundo a pesquisa do Ifec, entre as opções preferidas estão: eletrônicos (56,4%), eletrodomésticos (47,5%), itens do vestuário, calçados e acessórios (32,6%), móveis (26,5%), artigos de uso pessoal (22,7%) e pacotes de viagem (12,2%). Em menor proporção aparecem os livros e artigos de papelaria (11,6%), itens de alimentação (11,6%), serviços de estética e beleza (6,6%) e itens de material de construção (5%).
Nos últimos anos, a Black Friday passou a ser mais conhecida no Brasil e deixou de ser apenas uma promoção na internet. O tradicional dia de descontos ganhou uma maior adesão do comércio de rua e dos grandes centros de compras. A maioria (49,2%) deverá comprar em lojas físicas e online; só online (44,2%); e somente física (6,6%).
O levantamento do IFec revela que 60,3% dos fluminenses pretendem aproveitar as ofertas da data para realizar compras. Isso equivale a 8,4 milhões de pessoas em todo o estado, ultrapassando 2020 (4,3 milhões) e 2019 (8 milhões).
Os consumidores pretendem gastar, em média, R$ 1.681,59, nas promoções. Esse valor é 91% maior que a estimativa de gasto médio em 2020, quando atingiu R$ 876,49. O montante também ultrapassou 2019 (R$ 625,92), período pré-pandemia, em quase três vezes. A pesquisa foi feita 5 e 11 de novembro com 300 consumidores em todo o Estado do Rio.
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