Publicidade
Categories: MobilidadeNotícias

Barcas Rio-Niterói vão mudar de mãos

Publicidade

O Governo do Estado do Rio já está preparando uma nova licitação para empresas interessadas em operar o transporte de barcas e catamarãs na Baía de Guanabara. A Fundação Getúlio Vargas (FGV) entregou um estudo sobre as duas travessias — a de Charitas a Praça XV e da Praça Arariboia a Praça XV – concluindo que o atual contrato de concessão é ruim para o governo e também para os concessionários.

A FGV sugere a necessidade de uma nova licitação com cláusulas diferentes das atuais.  A concessionária CCR Barcas já ameaçou desistir do contrato em outubro do ano passado, alegando ter tido um prejuízo de R$ 80 milhões na operação do serviço, apesar de transportar 80 mil passageiros na travessia de barcas e oito mil nos catamarãs.

Enquanto isso, a barca Itacoatiara comprada pelo governo estadual de um estaleiro chinês, por R$ 32 milhões, está parada há seis meses ancorada no cais na Estação Arariboia, porque o Estado não pagou nada. Em represália o vendedor ainda não preparou a embarcação de acordo com as normas de segurança da Capitania dos Portos, para sua navegabilidade com segurança na ligação Rio-Niterói e, por isso, ele não pode ser usada pela CCR Barcas.

A Itacoatiara tem dois mil lugares e é a terceira das sete embarcações importadas pelo Estado para reforçar a frota da travessia Rio-Niterói. Em 2014, o governo havia anunciado que todas as barcas chinesas estariam navegando na Baía de Guanabara até o final de 2015, mas apenas a Corcovado e a Pão de Açúcar estão em atividade. Além dessas e da Itacoatiara, restam chegar outras quatro encomendadas à China, mas três ainda nem começaram a ser fabricadas.

A CCR Barcas é formada pelas empreiteiras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez (ambas envolvidas na Operação Lava-Jato) e por Soares Penido, o grupo é concessionário do transporte na Baía de Guanabara há quatro anos.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Rio Cricket com a bola rolando há 128 anos no campo em Niterói

O campo da Fagundes Varela com seu gramado renovado, berço de grandes nomes do futebol…

9 horas ago

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

4 dias ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

5 dias ago

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

1 semana ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

1 semana ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

2 semanas ago
Publicidade