Publicidade
Notícias

Bandidos livres em cidade desgovernada

Publicidade

A tranquilidade da Rua Pereira da Silva, ao lado do Hospital São Lucas e do Instituto Abel, foi quebrada por ladrões que feriram um médico em tentativa de assalto

Mais um motorista foi ferido por ladrões de carros em menos de 24 horas, em Niterói. Na manhã desta quinta-feira (19/10), dois bandidos que estavam em uma moto tentaram roubar um Renault prata na Rua Marechal Deodoro, perto da Rua Visconde de Sepetiba, no Centro. Ontem à noite, um médico deixava o plantão no Hospital São Lucas, em Icaraí, quando também foi abordado por ladrões que tentaram roubar seu carro e acabou ferido com um tiro no braço ao fugir. Por precaução, a procissão de São Lucas que aconteceria nessa hora ficou restrita ao pátio da capela da Associação Médica Fluminense.

Niterói continua intranquila, porque a segurança pública está limitada à  ações da Polícia Militar correndo atrás de bandidos depois de cada ocorrência, mas sem capacidade de realizar um policiamento ostensivo que seja verdadeiramente preventivo.

O prefeito Rodrigo Neves surfa na onda de violência dizendo que, “apesar de constitucionalmente a segurança ser obrigação do Estado”, ele gasta milhões de reais pagando bonificações a todos os policiais lotados no município e patrocinando o  Proeis (Programa Estadual de Integração na Segurança). Promove também um plebiscito para referendar o armamento da Guarda Municipal, para supostamente com isso dar mais segurança a Niterói que vive hoje um toque de recolher imposto pela bandidagem sem medo da lei, do governo ou até dos santos.

Apesar de o Proeis colocar duplas de PMs em algumas esquinas da cidade, a medida tem-se revelado de pouca eficácia, pois não evita a ocorrência de crimes em quarteirões mais à frente. Ontem em Icaraí havia duplas de policiais militares com a braçadeira do Proeis nas imediações. O policiamento ostensivo deveria contar com viaturas e pessoal suficiente para coibir a ação da bandidagem, em vez de apenas ficar enxugando gelo, como está acontecendo.

Procissão cancelada

Em nota, o comando do 12º Batalhão da PM informou que policiais militares foram acionados na manhã desta quinta-feira para a Rua Marechal Deodoro, onde dois homens em uma moto tentaram roubar o Renault de um motorista, que tentou fugir e acabou ferido, sendo socorrido no Hospital Estadual Azevedo Lima. A ocorrência foi registrada na 76ª DP (Centro). Policiais militares estão fazendo buscas para tentar prender os bandidos, afirmou o comandante do 12° BPM, coronel Márcio Rocha.

O caso de quarta-feira à noite aconteceu na hora em que o padre da Capela de São Lucas preparava a saída de uma procissão pelas ruas do bairro, em louvor ao padroeiro dos médicos. Nesse instante, um ortopedista estava sendo assaltado a duas quadras da igreja, ao sair de carro do Hospital São Lucas. Ao ouvir os tiros que feriram o médico, monsenhor Elídio mandou fechar o portão da capela, ao mesmo tempo em que a saída de alunos do Instituto Abel foi interrompida até a chegada da polícia. O médico foi socorrido no hospital em que trabalha e nenhum suspeito foi preso.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Rio Cricket com a bola rolando há 128 anos no campo em Niterói

O campo da Fagundes Varela com seu gramado renovado, berço de grandes nomes do futebol…

3 dias ago

Hospital de Niterói conquista selo internacional de excelência em cardiologia

Excelência em Cardiologia, o Centro Hospitalar de Niterói (CHN) se destaca em toda a região…

1 semana ago

Um encontro com a medicina humanizada legada pelo doutor Lutegarde

Doutor Lutegarde continua transmitindo o exercício da medicina humanizada aos jovens médicos residentes Fui visitar…

1 semana ago

Hospital Niterói D’Or celebra 15 anos como referência no Leste Fluminense

Niterói D'Or começou como uma clínica de cirurgia plástica até se transformar em um hospital…

2 semanas ago

Da Carmine muda de nome, mas preserva a autêntica comida italiana em Niterói

Carmine prepara a autêntica comida da mamma desde que chegou da Itália Os clientes se…

2 semanas ago

Maioria repudia afastamento de Comte da presidência do Cidadania

O niteroiense Comte Bittencourt possui longa trajetória política, já tendo comandado partidos em nível estadual…

3 semanas ago
Publicidade