Publicidade
Notícias

Baiana retorna com seu tabuleiro à feira do Campo de São Bento, em Niterói

Publicidade
Cida com seus quitutes baianos está de volta ao Campo de São Bento, em Icaraí

Cida Baiana comemora 50 anos de acarajé em Niterói. No dia 29 ela estará de volta ao Campo de São Bento, depois de um breve recesso desde o Natal. Ali, desde 1984 conquista extensa freguesia na barraca que fica após a Praça Paulo Gustavo, à esquerda de quem entra pela Avenida Roberto Silveira.

É tanta guloseima que fica difícil escolher. A começar pelas cocadas: tem a puxa baianinha (servida em pote), branca mole, preta, mesclada e branca; e mais, doce de abóbora com coco, cuscuz de tapioca, pé de moleque, bolos de aipim, milho e o bolinho de estudante feito de tapioca e coco, na brasa; além do famoso lelê, com canjiquinha, bem úmido e com consistência granulosa, e queijada assada na casca do ovo.

Cida é uma mulher porreta, que saiu de casa com 20 anos para trabalhar na Feira do Nordeste, em São Cristóvão. De lá veio para Niterói abrir o restaurante Moendas, de pratos nordestinos, na Moreira César. Em 1984, instalou o primeiro tabuleiro no Campo de São Bento, de onde nunca mais saiu.

Iracilda Diniz, seu nome de batismo, toca vários instrumentos. É consultora da TV Globo para assuntos do Nordeste, especialmente para a produção de novelas com temas baianos. Ela assina o cardápio, a roupa e até ensina o sotaque da terra de Caetano, Gil e Jorge Amado.

Fez curso de Aperfeiçoamento da Cozinha Brasileira, nos Senac do Rio e de Salvador. “Comecei usando as receitas da minha avó e criei as minhas. Virava a noite cozinhando. E ainda tomei muito banho de salsa para me dar sorte”, relembra Cida.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

View Comments

  • O Campo de São Bento, a maior praça de lazer de Niterói para as famílias, na qual as famílias com suas crianças podiam desfrutar aos sábados e domingos de um amplo espaço, agora já não podem mais, uma vez que a Prefeitura transformou suas alamedas em shopping. É um verdadeiro absurdo.

  • Além de todos os excelentes produtos da culinária baiana , somos recebidos com muito carinho e simpatia . Parabéns pela matéria.

Recent Posts

Trabalhador fuja do Consignado para não perder o seu FGTS

Trabalhador tem que dar seu FGTS como garantia para obter o consignado / Foto: Agência Brasil Embora…

1 dia ago

Colégio de Niterói promove mesa redonda sobre a série ‘Adolescência’

A série britânica, de quatro episódios, já é a mais assistida no mundo / Divulgação…

4 dias ago

Caio Martins: palco de alagamentos e disputas políticas rumo ao Pan 2031

Estádio permanece em estado de abandono, sem investimentos significativos para sua recuperação Uma nova disputa…

5 dias ago

Peterson Simão assume presidência do Tribunal Regional Eleitoral do RJ

Peterson Simão (à direita) e o vice Cláudio Mello Tavares na cerimônia de posse / Divulgação TRE…

6 dias ago

Tradição da Páscoa se mantém apesar dos preços nas alturas

Preço do bombom contrasta com o quilo do bacalhau que custa 80% menos A Páscoa…

6 dias ago

Charitas sofre impactos que transformam o bairro em um caos urbano

Ruas internas de Charitas são transformadas em estacionamento, como a Dr Armando Lopes Quem escolheu Charitas para…

1 semana ago
Publicidade