Publicidade
Notícias

Artista de Niterói expõe na Casa Brasil durante Olimpíadas de Paris

Publicidade
Ticiana cruzou o Atlântico com sua escultura inspirada na flora da Mata Atlântica / foto: Divulgação

A artista plástica Ticiana Parada, residente em Niterói, foi a escolhida para integrar a ação Jaguar Parade: Conexão Rio-Paris. Sua escultura está em exibição na Casa Brasil, localizada no Parc La Villette, durante os Jogos Olímpicos de Paris.

A escultura, que pesa 70 quilos e é inspirada na flora da Mata Atlântica, cruzou o Atlântico para continuar a luta pela causa ambiental. Além da Casa Brasil, a obra será exposta em outros pontos turísticos de Paris, como o restaurante Monsieur Bleu, no Palais de Tokyo, e pode ser adotada pela Embaixada do Brasil na capital francesa.

O Jaguar Parade é um movimento artístico que espalhou dezenas de esculturas de onças pelo Rio de Janeiro, pintadas por artistas plásticos, para defender a preservação do jaguar no meio ambiente. Ticiana, que estará presente na França, expressou seu orgulho em representar o Brasil e defender uma causa ambiental através de sua arte.

A trajetória de Ticiana sofreu uma reviravolta durante a pandemia de Covid-19, quando foi demitida da escola onde atuava como professora do ensino fundamental. Decidida a seguir sua paixão pela arte, ela mergulhou no mundo artístico e já participou de mostras coletivas no Brasil e no exterior. Nascida no Rio de Janeiro e moradora de Niterói, Ticiana já vendeu mais de duas mil obras, entre pinturas, gravuras, cerâmicas e esculturas.

A ação Jaguar Parade também conta com a participação do artista franco-brasileiro Augustin de Lassus, que pintou sua escultura de onça em Paris. Esta iniciativa destaca a cooperação entre Brasil e França na proteção das onças e seus habitats, especialmente no Escudo das Guianas, vital para a biodiversidade.

A Casa Brasil, situada no Parc La Villette, é um ponto de encontro de torcedores, autoridades e atletas durante os 17 dias dos Jogos Olímpicos. O local é aberto ao público e gratuito, mas é necessário solicitar ingressos pelo site oficial.

A ação é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, ICMBio, OFB e Governo da França, da ONG Panthera e Artery, com patrocínio da Pacco, BRQ e PremieRpet, em parceria com Visit Brasil, Embratur, SEBRAE, Visit MS, Casa Brasil, Agendi, Santuário do Cristo Redentor, RIOgaleão, Paris Tintas e Onçafari.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Miraflores se associa à Rede Inspira e transfere colégio para São Francisco

Pais e responsáveis lotam o ginásio do Miraflores, em reunião com a diretoria sobre os…

3 dias ago

Cervejeiro premiado morre em acidente de moto em Niterói

André Valle exibe algumas das 58 medalhas que sua "obra prima" conquistou em concursos nacionais…

6 dias ago

Construtora compra imóvel do Miraflores e escola busca nova sede em Niterói

Miraflores vendeu o terreno que ocupa há 56 anos na Rua Ministro Otavio Kelly, no…

6 dias ago

Morre Herbert Praxedes, médico descobridor da Hemoglobina Niterói

Praxedes durante a defesa que fez, no STF, do uso de células-tronco adultas como opção…

1 semana ago

Vídeo viral mostra jiboia passeando em praia de Niterói e assusta banhistas

Vídeo mostra jiboia serpenteando pelo calçadão da Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói…

1 semana ago

Marcos Flávio celebra 80 anos com festa histórica no berço do futebol brasileiro

Roberto Nolasco, Marcos Flavio. Jorge Bellas, Comte Bittencourt e o desembargador Custódio Tostes no concorrido aniversário…

2 semanas ago
Publicidade