Publicidade
Notícias

Arco-íris resplandece no céu de Niterói trazendo esperança de dias melhores

Publicidade

Um arco-íris resplandeceu na manhã deste fim de agosto (31). Sua faixa de sete cores – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta – fulgurava sobre o MAC, no promontório da Boa Viagem, em Niterói. Brilhou com intensidade e foi fotografado de todos os ângulos, também na praia de Charitas, de onde era visto emoldurando a baía de Guanabara. Trazia esperança pelo fim da pandemia, da fome, do desemprego, da violência e da falta de empatia pelo próximo.

Reza a lenda que no fim do arco-íris há um pote de ouro. Na realidade, o fenômeno ótico que muda de posição para cada ponto de observação diferente, traz como riqueza maior seus múltiplos significados. Dentre eles o da esperança, do fim do sofrimento, como diz o livro Gênesis (9:11-13).

O arco-íris que assim como surge logo se desfaz nas nuvens, vem para nos lembrar que a vida é muito curta para ser pequena, como ressalta o filósofo Mario Sérgio Cortella. Diz ele:

“Segundo o grande pensador da educação, Paulo Freire, é preciso ter esperança para chegar ao inédito viável e ao sonho. Cuidado! Há pessoas que têm esperança do verbo “esperar”. Esse grande educador e filósofo falava da esperança do verbo “esperançar”. Esperar é: “Ah, espero que dê certo, espero que aconteça, espero que resolva”. Esperançar é ir atrás, é não desistir. Esperançar é ser capaz de buscar o que é viável para fazer o inédito. Esperançar significa não se conformar. Quando eu coloco água em um copo, ela se conforma ao pool e está aprisionada nele. É preciso que você e eu sejamos capazes de transbordar. A esperança permite que você transborde, isto é, vá além da borda.”

Cortella conclui: “Não confundamos esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Violência? O que posso fazer? Espero que termine… Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam… Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam… Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem… Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo..”

Que nosso arco-íris fotografado e replicado milhares de vezes pelas redes sociais nesta antevéspera da primavera nos faça pensar e entender o sentido da cidadania. Voltando a Cortella: “O que é mesmo cidadania plena? É uma vida que coletivamente não apequene a própria vida. Ou seja, é necessário que você e eu construamos, juntos, o inédito viável”.

Gilberto Fontes

Repórter do cotidiano iniciou na Tribuna da Imprensa, depois atuou nos jornais O Dia, O Fluminense (onde foi chefe de reportagem e editor), Jornal do Brasil e O Globo (como editor da Rio e dos Jornais de Bairro). É autor do livro “50 anos de vida – Uma história de amor” (sobre a Pestalozzi), além de editar livros de outros autores da cidade.

Recent Posts

Cantor José Tobias faz show aos 98 anos no Municipal de Niterói

José Tobias se prepara para mais uma grande noite no Teatro Municipal de Niterói /…

2 dias ago

Sem internet e sem segurança: bairro de Niterói sofre com o abandono

A Rua Amapá é uma das que estão há 48 horas sem internet no bairro…

5 dias ago

Roberto Kant deixa um legado na antropologia e segurança pública

Roberto Kant de Lima, deixa um legado notável como mestre e pesquisador / Foto: Claudio…

6 dias ago

Fiocruz: aumentam casos graves de SRAG. Em Niterói hospitais estão lotados

Pesquisadores da Fiocruz reforçam que a vacinação é a medida mais eficaz para evitar hospitalizações…

6 dias ago

Hospital Icaraí realiza cirurgia complexa com especialistas internacionais

Especialistas estrangeiros elogiaram a qualidade do serviço de Hemodinâmica do Hospital Icaraí / Divulgação O…

1 semana ago

Cavalo pastando em via pública deixa motoristas em perigo em Niterói

Para o CISP, cavalo pastando em frente à garagem subterrânea de Charitas não oferece perigo…

1 semana ago
Publicidade