Publicidade
Categories: Notícias

Amadeu, o maior símbolo de Niterói

Publicidade

Quando o caixão de alças douradas baixava com o corpo do irmão Amadeu no jazigo 71, da quadra 65, do Jardim das Rosas, no Parque da Colina, eu pensei: ali estava sendo sepultado o maior símbolo religioso educacional de Niterói. Antes, a irmandade São Vicente já havia transferido suas últimas quatro freiras do colégio da Miguel de Frias para um hospital da Congregação na Tijuca. Ninguém imagina o que tais perdas representam para a cidade. O irmão Amadeu já ia completar seis décadas de sua chegada a Niterói, onde com seu carisma, humildade e inteligência foi conquistando a todos que lhe amavam como pai, irmão, conselheiro e amigo inseparável.

Nós tivemos o privilégio de privar de sua irmandade, por isso ficava sabendo de muita coisa desse homem santo. Levava uma vida de franciscano, gostava de andar de sandálias com meias. Me confessou certa vez que não tinha salário, mas poderia tirar o que precisasse para as suas despesas pessoais, o que raramente fazia.
Morava num quarto modesto, tinha aversão ao luxo e à ostentação. Na sua última vinda a Niterói, pois estava em fase de recuperação em Porto Alegre, ele me disse: “Eu não aguento mais o silêncio da Casa Lassalista de Porto Alegre, gosto mesmo é do barulho dos jovens,principalmente na hora do recreio, onde muitas crianças aparecem para me beijar e abraçar. Também sinto falta do papo dos amigos que me vêm visitar no gabinete”.

Eu acho que por tudo que este homem de Deus fez pela comunidade lassalista, deixando como legado toda aquela estrutura educacional da Roberto Silveira, criada graças aos seus esforços e dinamismo, deva receber agora o nome de “Complexo Irmão Amadeu”, em homenagem ao seu grande benfeitor.

Gilson Monteiro

Iniciou em A Tribuna, dirigiu a sucursal dos Diários Associados no Estado do Rio, atuou no jornal e na rádio Fluminense; e durante 22 anos assinou uma coluna no Globo Niterói. Segue seu trabalho agora na Coluna Niterói de Verdade, contando com a colaboração de um grupo de profissionais de imprensa que amam e defendem a cidade em que vivem.

Recent Posts

Justiça paralisa construção de condomínio que contraria leis de Niterói

O condomínio It Camboinhas estava sendo construído com 18 unidades residenciais em oito blocos de…

14 horas ago

Com uma câmera no ombro ele registrou a história do antigo RJ

Maurício Guimarães deixa um acervo com boa parte da história política e administrativa fluminense Com…

2 dias ago

Trânsito e transporte ruins causam mais acidentes de moto em Niterói

Mototáxis transportam passageiros sem capacete, aumentando o risco de acidentes no trânsito ruim de Niterói…

3 dias ago

Secretário de Educação viaja para a Itália. Em Niterói crianças não têm escola

Mães esperam por vagas nas escolas enquanto secretário viaja para a Itália com sua equipe…

1 semana ago

Dupla Grael/Rodrigo deixa crianças fora de creches e escolas de Niterói

Milhares de crianças continuam fora das creches e escolas de Niterói. A Justiça já deu…

1 semana ago

Encontro reúne descendentes das famílias italianas pioneiras em Niterói

Descendentes dos italianos pioneiros em Niterói e amigos reunidos em almoço no Praia Clube São…

1 semana ago
Publicidade